APRENDIZAGEM FORMAL E INFORMAL NO DESENVOLVIMENTO DE GESTORES: ESTUDO DE CASO EM IES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v15i3.6881

Resumo

Objetivo: Este artigo tem por objetivo analisar como a interação entre a aprendizagem formal e informal, nos níveis individual e grupal em um programa de qualificação de gestores de uma Instituição de Ensino Superior, contribui para o desenvolvimento de competências gerenciais.

Método / abordagem: Foi conduzida uma pesquisa qualitativa de estudo de caso único, realizada em uma Instituição de Ensino Superior Comunitária. O estudo contemplou a prática de capacitação gerencial envolvendo diversos módulos que contemplavam conteúdos de gestão de negócio, gestão comercial e gestão de recursos humanos.

Principais resultados: Apresenta-se o esquema conceitual com destaque para a dinâmica de interação entre práticas formais e informais de aprendizagem e sua relação com os facilitadores e obstáculos à aprendizagem, resultando em competências gerenciais, associadas principalmente aos aspectos relacionais.

Contribuições metodológicas / sociais / gerenciais: Evidencia-se às organizações de ensino superior a importância de considerarem, no desenvolvimento dos seus gestores, a natureza e a dinâmica das práticas de aprendizagem formal e as características do ambiente e das estruturas que interferem na aprendizagem informal.

 Originalidade / relevância: O artigo convida os leitores para refletir sobre as dimensões e elementos da aprendizagem formal e informal no ambiente corporativo e apresenta um esquema conceitual sobre as formas como tais dimensões e elementos da aprendizagem interagem no contexto da gestão universitária e no papel do professor como gestor.

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Publicado

2022-10-31