A supressão dos meios de vida dos pescadores profissionais impactados pela usina Hidrelétrica Foz do Chapecó

Autores

  • Silvana Winckler Unochapecó
  • Arlene Renk Unochapecó

DOI:

https://doi.org/10.46699/rduno.v2i3.5341

Palavras-chave:

Formação continuada de professores. Perspectivas epistemológicas. Documentos oficiais.

Resumo

O texto tem como objetivo analisar impactos socioambientais da instalação da Usina Hidrelétrica Foz do Chapecó no rio Uruguai, região sul do Brasil, na pesca artesanal e as alterações produzidas nos meios de vida dos profissionais da Colônias de Pescadores Z 35. Na Colônia, verificou-se que houve redução de um terço no número de pescadores após o enchimento do lago. Metodologicamente, a pesquisa caracteriza-se como qualitativa. Compreende revisão de literatura, levantamento documental de diagnósticos, planos e programas ambientais e entrevistas com pescadores afetados. Adota-se como estratégia a pesquisa narrativa. Constatamos que, ante a inviabilidade da atividade, os pescadores recorrem à previdência social e ao empreendedor a fim de obter os meios de vida na forma de seguro defeso, aposentadoria e indenização. Concluímos que operam, neste caso, a lógica do encolhimento dos benefícios sociais do Estado e a liberdade de atuação empresarial no contexto neoliberal. Evidenciamos a desproteção das vítimas do desenvolvimento, condenadas a conviver com as consequências nefastas do empreendimento desenvolvimentista. Planos e programas ambientais do empreendedor, que visam transformar o pescador em aquicultor, não foram implementados.

Biografia do Autor

Silvana Winckler, Unochapecó

Doutora em Direito pela Universidade de Barcelona

Arlene Renk, Unochapecó

Doutora em Antropologia pela UFRJ. Docente dos Programas de Pós-Graduação em Direito e em Ciências Ambientais da Unochapecó.

Referências

ACSELRAD, Henri; HERCULANO, Selene; PÁDUA, José Augusto (Org.) Justiça Ambiental e Cidadania. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2004.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal; Edições 70, LDA, 2009.

BARON, Sadi. UHE Foz do Chapecó: estratégias, conflitos e o desenvolvimento regional. 2012. Dissertação (Mestrado em Dinâmicas Regionais e Políticas Sociais) – Unochapecó, Chapecó, 2012.

BERGER, Mauricio; CARRIZO, Cecília. Aportes de uma sociologia de los problemas públicos a la justicia ambiental en América Latina. Revista Colombiana de Sociología. Vol. 39, nº 2, Dic. 2016. Bogotá-Colômbia.

BERMANN, Célio. Impasses e controvérsias da hidreletricidade. Estudos Avançados 21 (59), 2007, p. 139-153.

BRASIL. Lei n. 9.433/ 1997 - Política Nacional de Recursos Hídricos. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9433.htm. Acesso em 14 de set 2019.

CÂNDIDO, Antônio. Os parceiros do rio Bonito. Estudo sobre o caipira paulista e a transformação dos seus meios de vida. 11ª edição. Rio de Janeiro: Sobre Ouro Azul, 2010.

DAL MAGRO, Márcia Luiza; RENK, Arlene; FRANCO,Gilza Maria de Souza. Impactos socioambientais da implantação da hidrelétrica Foz do Chapecó. Chapecó: Argos, 2015.

ENGENHARIA E CONSULTORIA SOCIOAMBIENTAL – ECSA. Aproveitamento Hidrelétrico Foz do Chapecó – Plano Básico Ambiental – PBA. Florianópolis, 2003.

EMPRESA DE PESQUISA ENERGÉTICA – EPE. Plano decenal de expansão de energia.

FRASER, Nancy. Escalas de justicia. Barcelona: Herder, 2008

LAMOSO, Lisandra Pereira. “Neodesenvolvimentismo” brasileiro: implicações para a integração regional no âmbito do Mercosul. Sociedade & natureza, ano 24 n. 3, 391-404, set/dez. 2012.

POUPAERT, Jean et al.. A pesquisa qualitativa. Enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2008.

RENK, Arlene; WINCKLER, Silvana. De atingidos a vítimas do desenvolvimento: um estudo junto à população atingida direta ou indiretamente pela UHE Foz do Chapecó na região oeste de Santa Catarina. Revista Direito Ambiental e sociedade, v. 7, n. 2, 2017, p. 187-211.

RENK, A; AGNOLIN, G; WINCKLER, S. "Como peixes fora d´água: o caso dos pescadores profissionais artesanais da UHE Foz do Chapecó". Antropolíticas, 37, 2, 2014.

RIBEIRO, Gustavo Lins. Poder, redes e ideologia no campo do desenvolvimento. Novos Estudos (CEBRAP), São Paulo, n. 80, mar. 2008.

ZHOURI, Andrea; OLIVEIRA, Raquel. Desenvolvimento, Conflitos Sociais e Violência no Brasil: o caso das usinas hidrelétricas. Campinas: Grupo de Estudo em Temáticas Ambientais, 2007.

Downloads

Publicado

2020-05-25

Edição

Seção

Artigos