Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista Pedagógica (ISSN 1984 – 1566) é uma publicação de fluxo contínuo do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPG-Educação) da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ). Destinada a promover e incentivar o debate acadêmico entre pesquisadores nacionais e internacionais, a Revista construiu-se com base na ideia da crescente importância de espaços para a disseminação do conhecimento produzido na área da Educação. Sua linha editorial partiu do duplo imperativo de, por um lado, possibilitar a divulgação de pesquisas e o debate no seio da coletividade científica da área de Educação e, por outro, fazê-lo de acordo com as exigências de um contexto social e científico que impõe novos critérios de qualidade editorial, apresentação gráfica e circulação de conhecimento. Inicialmente vinculada ao curso de Pedagogia da UNOCHAPECÓ, a Revista encontrava-se com periodicidade atrasada e defasada em relação às exigências do contexto social e científico, seja no que se refere aos critérios acadêmicos e das agências de fomento, ou a questões técnicas e de apresentação gráfica. Assim, em 2010, com a criação do Mestrado em Educação, iniciou-se o gradual processo de recuperação da periodicidade da Revista, bem como de adequação às condições e exigências atuais da área. Para tanto, sua nova política editorial se concentra nas trilhas e metas do PPGE da UNOCHAPECÓ, qual sejam: produzir e veicular conhecimentos articulados aos problemas de relevância pública na área da Educação, assim como dialogar com as tensas e significativas problemáticas educacionais de caráter nacional e internacional. Seu projeto editorial contempla duas partes principais: um Dossiê temático, específico para cada número, e uma seção diversificada que abrange Artigos científicos de demanda contínua, Entrevistas, Fórum Permanente sobre Educação Básica, Caminhos Abertos, Textos audiovisuais e Resenhas.

A revista encontra-se disponível para colaboradores brasileiros e de outros países. Com conselho editorial variado em termos de regiões do Brasil e incluindo consultores internacionais. Publica contribuições em português e espanhol. Possui estrutura própria e conta com apoio da Vice-Reitoria de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNOCHAPECÓ. É publicada em suporte online, sob responsabilidade do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPG-Educação) da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ).

 

Políticas de Seção

Editorial

Verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

ARTIGOS

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

RELATO

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

ENTREVISTA

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

RESENHAS

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Sumário

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Apresentação do Dossiê

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

TEXTOS AUDIOVISUAIS

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

FÓRUM PERMANENTE DE DEBATE SOBRE A EDUCAÇÃO BÁSICA

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

CAMINHOS ABERTOS

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

TEXTOS VISUAIS

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

DOSSIÊ DESIGUALDADES SOCIAIS E ESCOLARES

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

DOSSIÊ EDUCAÇÃO CRÍTICA

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

HOMENAGEM

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

DOSSIÊ Relações étnico-raciais e educação

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

CAMINHOS ABERTOS

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos Demanda Contínua

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê - recepção do pensamento de Paulo Freire fora do contexto brasileiro

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê - Interculturalidade, Currículos e Práticas Educativas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê - O pensamento decolonial e o ensino de História

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê - Educação Ambiental na América Latina: pertencimento e reconhecimento

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

O processo de avaliação dos artigos enviados à Revista Pedagógica obedece ao seguinte fluxo:

I Fase: Análise quanto à forma: nessa fase, os artigos são submetidos à leitura de ao menos dois dos editores e são avaliados quanto a sua adequação aos critérios gerais da revista e à linha editorial.

II Fase: Análise por pares quanto ao mérito (conteúdo e qualidade das contribuições): nessa segunda fase, a Editoria da Revista Pedagógica encaminha o artigo sem a identificação do autor a, no mínimo, dois pareceristas da área temática específica do trabalho (membros do Conselho Editorial ou convidados ad hoc). Para a seleção dos pareceristas e das áreas temáticas são consideradas as classificações da tabela de áreas do CNPq e o conjunto de informações acessíveis na plataforma LATTES. A avaliação levará em conta os seguintes critérios: contribuição à área da educação; originalidade do tema e/ou do tratamento dado ao tema; consistência argumentativa; rigor da abordagem teórico-metodológica; qualidade geral do texto. Os pareceristas podem aceitar plenamente o artigo, aceitar solicitando reformulações ou recusar o artigo. Qualquer uma das hipóteses é justificada por um parecer descritivo. Quando os dois pareceristas recusam o trabalho, o artigo é devolvido ao autor. Quando os dois pareceristas aceitam o trabalho, ele passa à fase seguinte. Por fim, quando um ou os dois pareceristas solicitam reformulações, o trabalho é devolvido ao autor, solicitando que o mesmo considere os pareceres e reformule o artigo no prazo de trinta dias. Quando o autor reenvia o texto reformulado, segundo as sugestões dos pareceristas, ele é reavaliado e passa à fase final.

III Fase - Revisão e adequação do trabalho às normas da Revista Pedagógica: uma vez aceito para publicação, o trabalho é submetido a uma revisão de linguagem e a uma normalização. O trabalho é encaminhado ao autor com as sugestões de correções e adequações, para que seja finalmente encaminhado pela Editoria para a publicação.

 

 

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Sendo assim, a política de processamento de artigos desde a submissão até a publicação, não cobra taxas dos autores. Isso caracteriza-se como uma política de incentivo a publicação de textos de pesquisadores de todos os países, especialmente aqueles oriundos de países em desenvolvimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.

 

 

Revista Pedagógica

A Revista Pedagógica é uma publicação de fluxo contínuo, que busca problematizar, divulgar e empreender reflexões relativas ao campo educacional, privilegiando artigos que abordem questões nas diferentes instâncias: no cotidiano escolar, no mundo do trabalho, nos movimentos sociais, nos meios de comunicação, enfim, em todas as manifestações da cultura.