Transmissão de preços no mercado de algodão em pluma: Uma análise da influência dos preços internacionais sobre os preços domésticos (2000 - 2012)

Autores

  • Ana Paula Buhse Universidade Federal de Santa Maria
  • Rafael Pentiado Poerschke Centro Universitário Franciscano - UNIFRA

DOI:

https://doi.org/10.46699/rce.v18i34.1856

Palavras-chave:

Ensino Superior, Gestão Universitária, Tecnologia, Processos Organizacionais

Resumo

A cotonicultura sofreu grandes transformações nas últimas décadas, passando de tradicional à empresarial, esse processo colocou o Brasil no grupo dos principais produtores e exportadores de algodão. Dos vetores de crescimento do setor, a opção pela orientação externa leva o presente artigo a buscar evidências sobre a relação criada dentro de um mercado potencialmente integrado. O período de análise compreende o ano que marca uma balança comercial de algodão em pluma superavitária, janeiro de 2000, e encerra no primeiro semestre de 2012. A metodologia adotada para testar a Lei do Preço Único (LPU) parte de um mecanismo de correção de erros (MCE). Os resultados preliminares indicam que existe uma relação de equilíbrio de longo prazo entre os preços doméstico e internacional, cerca de 93% dos choques foram repassados.

 

Biografia do Autor

Ana Paula Buhse, Universidade Federal de Santa Maria

Mestradanda do Programa de Pós Graduação em Economia e Desenvolvimento - PPGE&D da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Rafael Pentiado Poerschke, Centro Universitário Franciscano - UNIFRA

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS e Professor Assistente do Centro Universitário Franciscano.

Downloads

Publicado

2016-06-16

Edição

Seção

Artigos