Tendências do pensamento econômico em Escolas Superiores com ênfase em Economia e Desenvolvimento Rural

Autores

  • Lisanea Raquel Pause Gauer
  • Pery Francisco Assis Shikida

DOI:

https://doi.org/10.46699/rce.v11i20.190

Resumo

Este trabalho objetiva apresentar as tendências do pensamento econômico em quatro importantes escolas superiores com ênfase em Economia e Desenvolvimento Rural do Brasil (ESALQ/USP, UFRRJ, UFV, UNICAMP), baseando-se nas opiniões dos professores sobre os principais temas da economia brasileira. Como corolário, a concentração das respostas indica coincidência/similaridade em apenas dois casos: “Déficit Externo” (favoráveis ao Desenvolvimentismo do Setor Público Nacionalista e do Setor Privado) e “Inflação” (favoráveis ao Desenvolvimentismo do Setor Público Nacionalista). Em relação aos demais temas – “Apoio Financeiro Interno a Investimento”, “Capital Estrangeiro”, “Empresa Estatal”, “Planejamento”, “Protecionismo”, “Salário, Lucro e Distribuição de Renda” e “Reforma Agrária” – o posicionamento dos professores pesquisados mostrou-se disperso. Outrossim, pode-se inferir que os docentes em questão não apresentam posição definida em apenas uma corrente.

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