AS AÇÕES DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM DO COOPERATIVISMO (SESCOOP/RN) NOS TERRITÓRIOS DO RIO GRANDE DO NORTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46699/rce.v26i42.6648

Palavras-chave:

Sistema “S”. Educação. Formação Profissional. Capital Humano.

Resumo

O objetivo é analisar a importância e o alcance das ações de formação profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Rio Grande do Norte (SESCOOP/RN) nos territórios do Rio Grande do Norte. Para isso partiu-se da discussão sobre Capital Humano e Cooperativismo, e sendo utilizado o método Estudo de Caso. A pesquisa caracteriza-se como bibliográfica e documental e a técnica de pesquisa foi a descritivo-exploratória, tendo sido os dados coletados e extraídos junto ao SESCOOP/RN. Observou-se que as ações da entidade se concentram nos territórios considerados mais dinâmicos do estado, onde as atividades econômicas relacionadas com o cooperativismo acontecem em maior proporção. Por fim, a pesquisa aponta ainda pouco alcance das ações do SESCOOP-RN, e sugere a necessidade de uma maior ampliação e expansão das atividades cooperativistas nos territórios do Rio Grande do Norte.

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Biografia do Autor

Emanoel Márcio Nunes, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Economista. Doutor em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PGDR/UFRGS). Professor da graduação e do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPE/UERN) da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FACEM/UERN).

Vívian Menezes da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Economista. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PLANDITES/UERN).

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Publicado

2021-11-23