AMAZÔNIA ORIENTAL: impactos socioambientais em Pequiá de Baixo no Município de Açailândia-Ma.

Autores

  • Milene Rocha Vieira Santos Rocha Faculdade Pitágoras de Imperatriz Centro Universitário Univates
  • Dyllean de Cássia Oliveira Silva Faculdade Pitágoras
  • Edney Loiola Faculdade Pitágoras de Imperatriz

DOI:

https://doi.org/10.24021/raac.v12i1/2.2958

Palavras-chave:

valor percebido, confiança, retenção de clientes, trocas relacionais, modelos aninhados.

Resumo

RESUMO: O crescimento de indústrias siderúrgicas no Brasil tem se intensificado nos últimos anos e se consolidou como exportador de produtos oriundos da exploração de energia e recursos naturais. A intensificação que se percebe vem se processando, sobretudo, pelo posicionamento do Estado brasileiro em atender exigências do capital internacional em uma nova forma de integração de regiões à economia mundial capitalista. Essa realidade trás consigo impactos socioambientais, os quais estão explanados como forma de reflexão neste artigo, no qual se objetivou levantar discussões sobre os impactos causados por siderúrgicas em Pequiá de Baixo no Município de Açailândia no estado do Maranhão, parte da Amazônia Oriental. Os fundamentos da revisão de literatura, de caráter exploratório, têm suas bases em informações pautadas na realidade levantada sobre o crescimento econômico e a produção de ferro gusa para exportação e suas consequências para o ambiente. Das implicações ambientais e sociais observou-se que existe uma continuidade na geração de externalidades que mantêm tensões locais e não minimizam as vulnerabilidades sociais, seja por omissão do setor sídero-industrial, seja por parte dos limites das políticas públicas do Estado.

Biografia do Autor

Milene Rocha Vieira Santos Rocha, Faculdade Pitágoras de Imperatriz Centro Universitário Univates

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento – PPGAD do Centro Universitário – UNIVATES, Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior- CAPES. Especialista em Metodologia do Ensino Superior. Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação Santa Terezinha – FEST. Pesquisadora pelo Projeto ALMA, Grupo Memórias, Diversidades e Identidades Culturais da UFMA. Assessora Acadêmica e Coordenadora de Pós-graduação da Faculdade Pitágoras de Imperatriz-Ma.

Dyllean de Cássia Oliveira Silva, Faculdade Pitágoras

Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Pará- UFPA, Especialista em Gestão da Política de Assistência Social pela Universidade Veiga de Almeida – RJ em Terapia Familiar e de Casal pela Faculdade Santa Fé- MA; Graduada em Serviço Social; Assistente Social no Centro de Atenção Psicossocial - CAPS pela Prefeitura Municipal de Imperatriz-Ma; Professora e Coordenadora do Curso de Serviço Social da Faculdade Pitágoras de Imperatriz-Ma

Edney Loiola, Faculdade Pitágoras de Imperatriz

Doutor em Desenvolvimento Socioambiental pelo NAEA-UFPA; professor da Faculdade Pitágoras de Imperatriz e Universidade Estadual do Maranhão (UEMA/CESI); Bolsista de Inovação e competitividade empresarial na Faculdade Alfa; pesquisador de projeto Estrutura Agrária e Desenvolvimento no Maranhão: os fundamentos agrários do desenvolvimento maranhense, com apoio da FUNADESP; consultor do SEBRAE e FIEMA.

Publicado

2016-06-09

Edição

Seção

Artigos