Assembleias de formigas (Hymenoptera: Formicidae) de áreas verdes urbanas de Chapecó, Santa Catarina

Autores

  • Cristiano Ilha Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Área de Ciências Exatas e Ambientais, Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais.
  • Renan Maestri Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Área de Ciências Exatas e Ambientais, Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais.
  • Junir Antonio Lutinski Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, Av. Senador Attílio Fontana, 591-E, Efapi, CEP: 89809-000, Caixa Postal: 1141, Chapecó, SC, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.24021/raac.v14i1/2.3532

Palavras-chave:

Docência. Pesquisa. Autobiografia.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar a assembleia de formigas em quatro áreas verdes urbanas na cidade de Chapecó, Santa Catarina, buscando inferir sobre o papel destas áreas na conservação da biodiversidade de formigas, bem comoo efeito do tamanho da área, da temperatura e da pluviosidade sobre sua ocorrência. Para tanto, foram realizadas amostras mensais no período de outubro de 2008 a setembro de 2009. A coleta foi realizada utilizando-se iscas a base de sardinha e glicose, e coleta manual. Para verificar a suficiência amostral, foi avaliada a curva de acumulação de espécies observadas comparada com a estimada (Jacknife 1). A influência dos fatores ambientais sobre a ocorrência das espécies foi avaliada através de regressões lineares simples. No período foram registradas 1.056 ocorrências de formigas, distribuídas em 63 espécies. A diferença entre a riqueza observada (Sobs) e a estimada foi de 26,2%. A análise de regressão não apresentou resultado significativo para o tamanho total das áreas e a pluviosidade mensal, e significativo para a temperatura média mensal (p<0,01). A maior riqueza média foi registrada no verão. Conclui-se que as áreas verdes desempenham um papel importante na conservação da biodiversidade de formigas em áreas urbanas.

Biografia do Autor

Cristiano Ilha, Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Área de Ciências Exatas e Ambientais, Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais.

Biólogo, Mestre em Ciências Ambientais.

Renan Maestri, Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Área de Ciências Exatas e Ambientais, Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais.

Biólogo, Mestre em Ciências Ambientais.

Junir Antonio Lutinski, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, Av. Senador Attílio Fontana, 591-E, Efapi, CEP: 89809-000, Caixa Postal: 1141, Chapecó, SC, Brasil.

Professor Doutor em Biodiversidade Animal. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde.

Downloads

Publicado

2018-12-10

Edição

Seção

Artigos