Variação higrométrica na cidade de Curitiba - PR: análise da umidade absoluta do ar

Autores

  • Luciana Leal Copel Distribuição S.A.
  • Daniela Biondi Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Antonio Carlos Batista Universidade Federal do Paraná (UFPR)

DOI:

https://doi.org/10.24021/raac.v14i1/2.3735

Resumo

A variável umidade absoluta do ar é pouco utilizada em estudos de clima urbano. Este trabalho teve como objetivo analisar a variação temporal e espacial da umidade absoluta do ar na cidade de Curitiba - PR. Para a coleta dos dados foram estabelecidos 44 pontos de monitoramento em quatro transectos na malha urbana em períodos correspondentes às quatro estações do ano. Os resultados mostraram que há variação do conteúdo de umidade na área urbana de Curitiba. A distribuição dos maiores e dos menores valores de umidade absoluta do ar variou com as estações do ano, com alguns pontos com comportamento diferenciado no verão e no inverno. De maneira geral, tanto a presença de áreas verdes como de fontes de calor antropogênico e, principalmente, a circulação de veículos foram fatores relacionados ao maior conteúdo de umidade. Por outro lado, a impermeabilização e a verticalização foram relacionadas à menor umidade.

Biografia do Autor

Luciana Leal, Copel Distribuição S.A.

Engenheira Florestal, Dra.

 

Daniela Biondi, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Engenheira florestal, Dra. Professora Associada Depto Ciências Florestais. Pesquisadora Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Antonio Carlos Batista, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Engenheiro Florestal, Dr., Professor Associado Depto Ciências Florestais. Pesquisador Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Downloads

Publicado

2018-12-10

Edição

Seção

Artigos