Gerenciamento de óleo residual - Proposta de intervenção para a cidade de Palmas - TO

Autores

  • Ana Karla Carvalho Aragão de Faria UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
  • Juan Carlos Valdés Serra UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

DOI:

https://doi.org/10.24021/raac.v17i1.5274

Palavras-chave:

Empresarização. Cultura. Centro de Tradições Gaúchas

Resumo

Um dos resíduos que mais contamina os recursos hídricos e causa grandes impactos ao sistema de tratamento de esgoto é o óleo de fritura residual, embora não seja do conhecimento de muitas pessoas e por isso não recebe a atenção devida da forma de armazenamento e correta destinação final deste resíduo. Este estudo tem como objetivo analisar o gerenciamento do óleo de fritura residual em âmbito nacional e internacional para chegar em uma proposta de intervenção na cidade de Palmas-TO. A estratégia utilizada para alcançar este objetivo é a utilização de pesquisa exploratória e métodos diretos dedutivos e de interpretação para chegar a um modelo ideal para a capital. Esta análise propende substanciar uma tomada de decisão na formulação do melhor modelo de gerenciamento do óleo de fritura residual de acordo com a realidade local da cidade de Palmas-TO.

Biografia do Autor

Ana Karla Carvalho Aragão de Faria, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

Possui graduação em Engenharia Ambiental pela Fundação Universidade Federal do Tocantins (2014). Pós graduação Lato Sensu MBA em Perícia, Auditoria e Gestão Ambiental pela Universidade Federal do Tocantins (2017). Pós graduação Lato Sensu em Elaboração e Gerenciamento de Projetos para a gestão municipal de Recursos Hídricos, pelo Instituto Federal do Ceará em parceria com a ANA - Agência Nacional de Águas. Mestranda em Engenharia Ambiental com área de concentração em Recursos Hídricos pela Universidade Federal do Tocantins.

Juan Carlos Valdés Serra, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

Possui Graduação em Engenharia Mecânica pela "Universidad de Oriente. Santiago de Cuba-CUBA" (1992), Mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas-SP, Brasil (UNICAMP) (1998) e Doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas-SP, Brasil (UNICAMP) (2002). Atualmente é Professor Doutor Associado IV da Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT) Brasil. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Materiais e Processos de Fabricação, atuando principalmente nos seguintes temas: Obtenção de Materiais Compósitos e Desenvolvimento Sustentável.

Downloads

Publicado

2020-03-25

Edição

Seção

Artigos