GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS: ENTRAVES PARA IMPLANTAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS NO MUNICÍPIO DE ITINGA DO MARANHÃO - MA

GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS NO MUNICÍPIO DE ITINGA DO MARANHÃO - MA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24021/raac.v17i1.5310

Palavras-chave:

Resíduos sólidos; Desenvolvimento sustentável; Gestão.

Resumo

A implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) tornou-se um grande desafio para muitos municípios brasileiros, especialmente para os de pequeno porte; nessa perspectiva, o presente trabalho teve por objetivo analisar a gestão de resíduos sólidos de Itinga do Maranhão - MA, buscando identificar os possíveis entraves existentes por meio de uma análise documental e da realização de um estudo de caso com a aplicação de um questionário semi-estruturado. Os resultados obtidos permitiram a compreensão da gestão municipal dos resíduos sólidos, que está fundamentada no cumprimento das metas, diretrizes e objetivos da PNRS. Dessa forma, a partir da realização da pesquisa foi possível diagnosticar que há a execução de ações e programas conforme as competências da esfera municipal previstas em lei. Embora a gestão tenha se mostrado efetiva na implantação da PNRS, muitos programas ainda se encontram em processo de implementação e os entraves existentes concentram-se na ausência da participação da sociedade e na escassez de incentivos federais, demandando um maior comprometimento dos gestores em busca da máxima efetivação das ações desenvolvidas.

Biografia do Autor

Ivamírian da Conceição Ramalho Ximendes, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Graduada em Engenharia Florestal pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA. Especialista em Gestão Pública pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Tem experiência na área de Recursos Florestais, com ênfase em Engenharia Florestal e atuação em atividades de arborização urbana, defesa e inspeção vegetal, projetos de extensão e de iniciação científica.

Maria de Fátima Sousa Silva, Faculdade do Baixo Parnaíba (FAP)

Doutoranda em Educação UNESP, Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão UEMA; Mestra em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Piauí UFPI; Especialização ( lato sensu) em LIBRAS- TILS- Tradução e Interpretação da Língua Brasileira de Sinais; Educação Especial/Inclusiva - UEMANET; Psicopedagogia Institucional INTA e Gestão Ambiental FIJ. Pesquisadora da FAPEMA com Projeto "II SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CESCD/UEMA e com o Projeto "A CIÊNCIA ALIMENTANDO A GERONTOVIDA COM QUALIDADE" contemplado pelo EDITAL FAPEMA Nº 17/2016 ­ SNCT ­ SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA. Participou do projeto de Extensão Peça Teatral: Trocar dia!!! Na Quebra do babaçu - Bolsa Cultura 2017/2018 da UEMA. É participante do grupo de Pesquisa" INTERDISCIPLINARES: Educação, Saúde e Sociedade" da Universidade Estadual do Maranhão e do Grupo de Estudos e Pesquisas, Políticas Públicas, Regulação e Gestão Educacional- GEPRGE. Professora do programa Ensinar da UEMA, também exerceu a docência por meio de processo seletivo (professor substituto) na Universidade Federal do Maranhão - UFMA nas disciplinas: História e políticas educacionais e Seminário para formação docente. É docente/ colaboradora no programa Integeracional - UEMA/ UNABI oferecido pelo Universidade Estadual do Maranhão em Codó -MA. Outras experiências docente no Ensino Superior (Professor substituto) na Universidade Estadual do Maranhão UEMA/CESCD em Codó - MA no Curso de Administração com as disciplinas Metodologia Científica, Filosofia e Sociologia Aplicada, bem como no Ensino Superior na Universidade Estadual do Maranhão CESC/ UEMA em Caxias MA, nas disciplinas Metodologia Científica e Psicologia da Aprendizagem. Experiência em Ensino de Pós Graduação a Distância na UEMANET com Orientação de TCC- Trabalho de Conclusão de Curso no Programa de Pós Graduação (lato senso) Especialização em Educação do Campo. Experiência docente em Ensino Profissional no SENAC e no ensino público regular (Médio e Fundamental) nas disciplinas Sociologia, Filosofia e Ética na rede Estadual e Municipal do Maranhão. Consultoria e Assessoria Pedagógica na Rede Municipal de Ensino de São João do Sóter - MA. Participação como membro do colegiado do curso de Licenciatura em Ciências Naturais - Biologia da UFMA/Campus Pinheiro-Ma. Experiência também com Educação de Jovens Adultos e Idosos na EJA e UNAB https://orcid.org/0000-0001-6513-6361 Interesse: Pesquisa e Extensão, Movimentos Sociais, Políticas públicas educacionais, Educação infantil, Ensino, Gerontologia.

Airton Pereira da Silva Leão, Faculdade Vale do Aço (FAVALE)

Mestrado em Administração e Contabilidade pela Fundação Instituto Capixaba de Pesquisa em Contabilidade, Economia e Finanças - FUCAPE Business School. Especialista
em Gestão Pública pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA. Economista, Bacharel em Ciências Econômicas pela Faculdade de Imperatriz - FACIMP. Formado em
Licenciatura Plena em Matemática pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Boa Esperança - FAFIBE. Atualmente exerce a função de Professor Substituto da
Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL, como também, Professor titular da Faculdade Vale do Aço - FAVALE. Tem experiência na área de
administração, economia, gestão pública, finanças, microcrédito, agricultura familiar, agronegócio com ênfase em instituições monetárias e financeiras do Brasil.

Stefeni da Conceição Ramalho, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL)

Graduada em Engenharia Agronômica pela Universidade da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL.

Francisco Diego Feitosa de Souza

Professor do Instituto Federal do Pará - IFPA

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Publicado

2020-08-02

Edição

Seção

Artigos