GESTÃO AMBIENTAL DE CEMITÉRIOS: UMA REVISÃO DA LITERATURA E SUGESTÃO DE PESQUISA

UMA REVISÃO SOBRE GESTÃO AMBIENTAL DE CEMITÉRIOS

Autores

  • Jefferson Feitosa
  • Thalyta Campos
  • Jéssica Bandeira

DOI:

https://doi.org/10.24021/raac.v17i1.5333

Palavras-chave:

BPM, Compliance, Controles, Administração Pública.

Resumo

O cemitério trata-se de um local apropriado para os atos de sepultamento e enterro de cadáveres; se uma pessoa falece doente, todas as bactérias, vírus e químicas ingeridas durante a sua vida eventualmente se misturam junto ao líquido derivado da decomposição; de forma que se for lixiviado e percolar, causa contaminação ao solo e mananciais gerando assim um risco de proliferação de doenças, se transformando numa questão de saúde pública. Diante disso, o artigo visa difundir pesquisas sobre a gestão de cemitérios no Brasil. No estudo ora apresentado, aborda o tema através de uma revisão da literatura por meio de artigos relacionados ao necrochorume, encontrados nas bases de dados do periódicos capes; afunilou-se a temática, circunscrevendo a análise dos textos que versam sobre a temática, aspectos e sugestão de pesquisas futuras na área.

Biografia do Autor

Jefferson Feitosa

Mestrando em Ciência Animal na Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, Especialização em Gestão Ambiental pela Faculdade Prominas, Agroecólogo pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG e Técnico em Agronegócio pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural; Estagiou na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa Algodão em Campina Grande - PB; Voluntário no PIVIC 2014/2015 - Dinâmica Temporal dos IDH-M no território do cariri paraibano por meio do mapeamento temático; Monitor de Ecologia do Semiário 2016 - UFCG/CDSA.

Thalyta Campos

Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Univerisdade Federal de Campina Grande - UFCG, Especializando em Ecologia e Educação Ambiental.

Jéssica Bandeira

Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Univerisdade Federal de Campina Grande - UFCG, Especializando em Ecologia e Educação Ambiental.

Downloads

Publicado

2020-09-08 — Atualizado em 2020-09-08

Edição

Seção

Artigos