PULGÕES (HEMIPTERA, APHIDIDAE) PARASITADOS COMO RECURSO ALIMENTAR PARA VESPAS SOCIAIS (HYMENOPTERA, VESPIDAE)

Autores

  • Diego Rennne IF Sul de Minas campus Inconfidentes/discente
  • Ester Carvalho Pereira Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (USP) campus Piracicaba.
  • Gabriel Teófilo-Guedes Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) campus Campinas
  • Marcos Magalhães de Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) campus Inconfidentes.

DOI:

https://doi.org/10.24021/raac.v21i1.7860

Palavras-chave:

Dieta, Predação, Percevejo

Resumo

O controle biológico do pulgão Brevicoryne brassicae (Linnaeus, 1758) (Hemiptera, Aphididae), pode ser realizado por predadores, como as vespas sociais, que se alimentam de diferentes pragas agrícolas, todavia, existem poucos relatos de predação de pulgões por vespídeos. A partir disso, o objetivo do presente trabalho foi relatar a ocorrência de B. brassicae parasitado por fungos e mumificado por vespa parasitoide como recurso alimentar para as vespas sociais. Os registros foram casuais durante o inverno de 2019, em cultura de couve no campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Brasil. Foram registrados 14 eventos comportamentais de vespas sociais em que B. brassicae foi utilizada como recurso alimentar. Esse relato casual acrescenta informações sobre o uso de afídeos parasitados na dieta de vespas sociais, comportamento que pode ser recorrente ou casual, portanto, recomenda-se mais estudos para avaliar se os afídeos parasitados podem compreender um recurso alimentar para vespas sociais nos períodos de inverno, e avaliar sua utilização em programas de controle biológico.

Downloads

Publicado

2024-04-28