Medicamentos Potencialmente Inapropriados: Um estudo no Programa Cidade do Idoso
Potentially Inappropriate Medications: A Study in the Elderly City Program
DOI:
https://doi.org/10.22298/rfs.2025.v13.n1.8286Palavras-chave:
Polimedicação. Idoso. Lista de Medicamentos Potencialmente Inapropriados.Resumo
Introdução: O envelhecimento populacional ocasiona grandes preocupações para a saúde pública, devido ao considerável aumento das doenças crônicas. Diante da gravidade dessas doenças, os idosos se tornam mais vulneráveis à procura pelos serviços de saúde, e consequentemente mais suscetíveis ao uso de vários medicamentos e possíveis efeitos adversos advindos da polimedicação e do uso de medicamentos potencialmente inapropriados (MPIs). Objetivo: analisar o uso de MPI e as classes mais utilizadas por idosos participantes de um programa social de um município do Oeste Catarinense. Metodologia: Trata-se de um estudo de cunho quantitativo realizado com 141 idosos de ambos os sexos que eram portadores de Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) ou Diabetes Mellitus (DM), participantes do Programa Cidade do Idoso. A coleta de dados ocorreu por meio de um instrumento autoaplicável, com questões referentes ao perfil sociodemográfico e por meio das escalas de Beers e Priscus. Resultados: Participaram do estudo 141 idosos com idade média de 72 anos, sendo 59,6% do sexo feminino. As mulheres utilizavam um número maior de medicamentos quando comparados aos homens (p=0,071), e as classes de medicamentos mais utilizadas foram os que atuam sobre o sistema cardiovascular. Foram identificados o uso de 29 MPIs de acordo com a escala de Beers e de Priscus. Conclusão: O estudo destaca a importância de monitorar o uso de medicamentos potencialmente inapropriados em idosos e contribui para a ampliação de estratégias de prescrição segura no contexto de envelhecimento populacional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Kátia Carli Farias, Flávia Roza, Marcos Vinicius Vial Meneghetti, Marina Cecília Balardin Lopes, Mayra Zancanaro, Samuel Spiegelberg Zuge , Heloisa Lindman, Fernando Fossá Kuovacki, Júlia Bonissoni Laides, Aline Manica, Lilian Caroline Bohnen

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam na Revista FisiSenectus oncordam com os seguintes termos:
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, exceto para publicação do artigo em outra revista/periódico científico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).










