Relação intergeracional entre idosos e jovens estudantes de graduação em tempo de pandemia da COVID-19
Intergenerational relationship between elderly people and young students during the COVID-19 pandemic
DOI:
https://doi.org/10.22298/rfs.2025.v13.n1.8361Palavras-chave:
Idoso, Envelhecimento, Relação entre Gerações, COVID-19, PandemiaResumo
Introdução: Envelhecer é um processo natural e, nos últimos anos, a expectativa de vida da população tem aumentado. Objetivo: Compreender a influência da pandemia da COVID-19 no relacionamento entre idosos e jovens de um Centro Universitário. Metodologia: Pesquisa qualitativa desenvolvida em um Centro Universitário. Participaram oito alunas do curso de Enfermagem que conviveram com idosos no mesmo domicílio no período do isolamento social, com idade igual ou maior que 18 anos. A coleta de dados ocorreu em junho de 2021. Os dados foram analisados à luz da Análise de Conteúdo Temática. Resultados: O período foi marcado por mudanças na convivência com idosos devido ao medo da contaminação, exigindo isolamento e novos hábitos. Apesar da ansiedade e solidão, houve fortalecimento dos vínculos familiares e valorização do tempo juntos. As estudantes adotaram estratégias como lazer, uso da tecnologia e paciência para lidar com as dificuldades. A convivência, embora desafiadora, trouxe aprendizados e maior proximidade emocional. O contexto gerou tanto desafios quanto oportunidades de crescimento e conexão. Conclusão: A pandemia trouxe à tona a necessidade de adaptação e resiliência, especialmente nas relações intergeracionais. Embora tenha representado um período de grandes desafios emocionais e psicológicos, também possibilitou o fortalecimento de vínculos familiares.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ana Ofelia, Karliany , Liliany , Rui, Salete

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam na Revista FisiSenectus oncordam com os seguintes termos:
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, exceto para publicação do artigo em outra revista/periódico científico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).










