Avaliação por pares

Processo de Avaliação pelos Pares

A revista FisiSenectus adota o procedimento de avaliação por pares (peer review). O tempo estimado de avaliação é de 4 a 8 meses e o de publicação é de 6 a 12 meses.

Os manuscritos recebidos que atendem às normas estabelecidas nas "Instruções aos Autores" e que se apresentam em conformidade com a política editorial serão encaminhados para dois avaliadores científicos das áreas de conhecimento às quais pertence o estudo, para avaliação pelos pares de forma cegada (peer review). Os avaliadores são escolhidos de acordo com seu conhecimento e experiência quanto ao tema do artigo. Estes julgarão a aceitabilidade do manuscrito, quanto à sua originalidade, pertinência, relevância clínica e metodológica. A equipe editorial composta por avaliadores nacionais e internacionais está em constante atualização.

Para avaliação do manuscrito, além das normas de publicação, serão consideradas: atualidade e relevância do tema, originalidade, consistência científica e atendimento aos aspectos éticos. Os autores são responsáveis pela veracidade e ineditismo do trabalho. As opiniões e conceitos emitidos nos trabalhos, bem como a exatidão, adequação e procedência das citações bibliográficas, são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es), não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial.

O assistente editorial coordena a comunicação das informações entre os autores e avaliadores científicos, cabendo ao editor-chefe, decidir quais artigos serão publicados com base nas recomendações feitas pelos avaliadores. Quando recusados, os artigos serão acompanhados de justificativa do editor.   

Processo de avaliação:

1. Os autores fazem a submissão no site da revista.

2. O assistente editorial faz a verificação inicial e caso não esteja dentro das normas o artigo é devolvido aos autores para que realizem a adequação.

3. O manuscrito é designado a dois ou mais avaliadores, com uma mensagem contendo o título e o resumo da submissão, bem como um convite para acessarem o sistema e informarem sua disponbilidade ou indisponbildiade em fazer a avaliação. 

4. Os avaliadores terão acesso ao manuscrito (que não contém identificação alguma de autoria) e aos documentos suplementares somente depois de aceitarem o convite. O parecer é submetido após preenchimento de formulário padrão de avaliação. 

5. O assistente editorial recebe os pareceres e encaminha as recomendações dos avaliadores ao editor-chefe, que recomenda o encaminhamento da avaliação aos autores para revisão ou dá uma decisão final. Em caso de divergência de pareceres, o manuscrito é encaminhado a um terceiro avaliador para arbitragem.

6. Se aprovado ou ficar na condição de publicação após as revisões sugeridas, o assistente editorial entra em contato com os autores informando a decisão sobre o artigo submetido.

7. A versão final é enviada ao autor para conferência antes da publicação, com prazo de resposta expresso e é então publicado no endereço eletrônico da FisiSenectus. 

-Todos os artigos publicados pela Revista FisiSenectus são identificados na plataforma Digital Object Identifier (DOI).

Diretrizes para avaliação

Antes de aceitar ou recusar um convite para avaliação, considere os seguintes pontos:

O manuscrito corresponde à sua área de especialização? Apenas aceite avaliá-lo se sentir que pode fornecer uma avaliação de qualidade.

Existe algum tipo de conflito de interesse? Em caso afirmativo, avise o editor.

Responda ao convite assim que possível. O atraso em sua decisão retarda todo o processo, independentemente de você aceitar ou não a avaliação. Se recusar o convite, forneça sugestões para avaliadores alternativos.

Avaliar um manuscrito pode exigir tempo e bastante trabalho; antes de se comprometer, certifique-se de que pode cumprir o prazo.

Ao aceitar uma avaliação, trate os materiais que recebe como documentos confidenciais. Isso significa que você não pode compartilhá-los com ninguém sem autorização prévia do editor, nem compartilhar informações sobre o manuscrito com qualquer pessoa sem permissão dos editores e autores. Para mais informações, leia as diretrizes do Comitê de Ética em Publicações (COPE) - https://publicationethics.org/files/Ethical_Guidelines_For_Peer_Reviewers_2.pdf

Sua avaliação ajudará o editor quanto à publicação ou rejeição do artigo. Sendo assim, sua opinião geral e observações são essenciais. Seus comentários, contudo, devem ser corteses e construtivos, e não devem incluir informações pessoais. Em caso de pareceres anexados ou de comentários feitos no próprio artigo, não esqueça de retirar qualquer identificação de autoria. 

  

Ao avaliar um artigo, preencha com atenção o formulário de avaliação, o qual apresenta a seguinte estrutura: 

 
Questionário:   

  • Artigo tem conteúdo e mérito científico (relevante para a área de conhecimento?
  • O título está adequado, claro e conciso? 
  • O resumo está bem estruturado e atende as normas da revista (introdução, objetivo, metodologia ou materiais e métodos, resultados e considerações finais ou conclusão – 150 a 250 palavras)?
  • A introdução apresenta e justifica adequadamente o conteúdo do artigo? Cita objetivo do estudo?
  • Os objetivos estão claramente formulados?
  • A metodologia está descrita adequadamente (tipo de estudo, amostra e população, instrumentos e procedimento de coleta e análise de dados)?
  • Os resultados e a discussão estão justificados pelos dados e de acordo com os objetivos? Consistentes e adequados ao tipo de trabalho?
  • A conclusão ou considerações finais resumem claramente os principais resultados da pesquisa? São discutidas as limitações do estudo?
  • As referências estão adequadas e de acordo com as normas da revista (Vancourver)?
  • As tabelas, gráficos e figuras são claros e não há duplicidade de informações? Está formatado de acordo com as normas da revista?                       

Resultado da avaliação:

[   ]    Publicar sem revisão.

[   ]    Publicar após as revisões indicadas.

[  ]    Publicação não recomendada.

[  ]    Publicação não recomendada no formato atual, mas pode ser reapresentado após reformulação.

 Peer reviewers: Se você têm interesse em contribuir com a revista como avaliador, envie-nos um e-mail informando as áreas de atuação e link para o currículo Lattes.