O ensino de história e a educação para relações étnico-raciais: diálogos com os estudos descoloniais

Autores

  • Astrogildo Fernandes da Silva Júnior Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó
  • José Josberto Montenegro Sousa

DOI:

https://doi.org/10.22295/grifos.v25i41.3659

Resumo

Este artigo, partindo do questionamento de como o ensino de história pode contribuir para a educação das relações étnico-raciais, tem como objetivo propor algumas reflexões sobre o lugar do ensino de história na educação das relações étnico-raciais a partir do diálogo com os estudos descoloniais. Para tanto, a metodologia adotada consistiu em pesquisas bibliográficas sobre o ensino de história, a educação para as relações étnico-raciais e os estudos descoloniais. Nele, apresentamos um estudo sobre o conceito de raça, registramos um olhar sobre o histórico de ações políticas internacionais e nacionais para o tratamento de questões relacionadas ao racismo, a fim de compreendermos a importância da educação para as relações étnico-raciais, e apresentamos uma proposta para efetivar uma história escolar a partir das contribuições dos estudos descoloniais. Concluímos, assim, que é na escola que recebemos informações que ajudarão a compor nossas formas de conhecer e lidar com as diferenças culturais e a construir a imagem que fazemos do outro; Dessa forma, construir relações étnico-raciais positivas, fundadas no respeito às diferenças e no reconhecimento da alteridade, deve ser pauta fundamental nas aulas de história.

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Publicado

2017-03-03

Edição

Seção

Dossie Relações étnico-raciais e Educação