JUVENTUDE E MERCADO DE TRABALHO EM CAMPOS DOS GOYTACAZES - RJ

Autores

  • Bianca Siqueira Gonçalves Universidade Candido Mendes - Campos dos Goytacazes/RJ.
  • Luíza Luíza Cassiano Rangel Universidade Candido Mendes - Campos dos Goytacazes/RJ.

DOI:

https://doi.org/10.22295/grifos.v31i55.5460

Resumo

O presente artigo se dedica a analisar a relação entre a juventude e o mercado de trabalho. Tendo como cenário a cidade de Campos dos Goytacazes - RJ, tem o intuito de investigar, identificar e problematizar a posição desse grupo social e de que forma estão ou não envolvidos nesse processo. Qual o percentual de jovens na cidade em exame? Estão empregados? Em quais setores? Há distinção em razão de gênero? Há aumento salarial em virtude de maior qualificação? A metodologia utilizada consiste na revisão de literatura e na análise de dados secundários. Os resultados apontam para uma necessária reflexão acerca das relações entre juventude e mercado de trabalho no município, onde foi possível observar o reflexo do mercado de trabalho nacional, e indicam desafios a serem vencidos como os de escolaridade e desigualdades de raça e gênero.

Biografia do Autor

Bianca Siqueira Gonçalves, Universidade Candido Mendes - Campos dos Goytacazes/RJ.


Analista da Secretaria de Fazenda do Estado do Rio de Janeiro. Advogada. Doutoranda em Planejamento Regional e Gestão de Cidades pela Universidade Cândido Mendes em Campos dos Goytacazes/RJ. Mestra em Planejamento Regional e Gestão de Cidades pela Universidade Cândido Mendes em Campos dos Goytacazes/RJ. Pós-graduada em Docência no Ensino Superior, Médio e Técnico pela Faculdade São Vicente/SP. Pós-graduada em Direito Tributário pela Faculdade Internacional Signorelli. Pós-graduada em Direito Penal e Processo Penal pela Universidade Estácio de Sá. Graduada em Direito pela Universidade Estácio de Sá.

Luíza Luíza Cassiano Rangel, Universidade Candido Mendes - Campos dos Goytacazes/RJ.

Doutoranda em Planejamento Regional e Gestão de Cidades pela Universidade Cândido Mendes em Campos dos Goytacazes/RJ. Mestra em Planejamento Regional e Gestão de Cidades pela Universidade Cândido Mendes em Campos dos Goytacazes/RJ.

Downloads

Publicado

2021-09-30

Edição

Seção

Artigos