O BNDES E O ESTÍMULO PRODUTIVO AO AGRONEGÓCIO: O PAPEL HISTÓRICO DO FOMENTO PARA A CRIAÇÃO DE ELOS ENTRE A PRODUÇÃO AGRÁRIA E INDUSTRIAL NO BRASIL

Autores

  • Alessandro Francisco Trindade de Oliveira Unioeste
  • Marlon Clovis Medeiros Unioeste

DOI:

https://doi.org/10.22295/grifos.v30i54.5871

Palavras-chave:

Agronegócio, Banco de Desenvolvimento, Indústria, BNDES.

Resumo

Com base nos estudos sobre o desenvolvimento da produção agropecuária brasileira, busca-se aqui uma análise sobre a participação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) na formação do complexo produtivo e comercial conhecido como agronegócio. Para o desenvolvimento dessa análise, o trabalho foi pautado em uma bibliografia ligada a temática, além da busca de dados e informações em órgãos oficiais e também em entrevista feita diretamente no BNDES. Verificamos que, em sua trajetória, o órgão foi criado com o foco setorial na indústria e na infraestrutura, mas que indiretamente propiciou avanços no desenvolvimento do agronegócio nas primeiras décadas de sua atuação. Também constatamos que, nas décadas recentes, ele foi primordial para o desenvolvimento vários programas de modernização da produção agropecuária e da agroindústria, ajudando a consolidar essas áreas como destaques na economia nacional. Por fim, com a política de desinvestimentos dos últimos anos, notamos uma ameaça ao conjunto do setor, com o comprometimento de políticas importantes de desenvolvimento produtivo no Brasil.

Biografia do Autor

Marlon Clovis Medeiros, Unioeste

Possui Doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2009); Mestrado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002); Graduação em Licenciatura Plena Em Geografia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1999). Professor associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná-UNIOESTE. Líder do Grupo de Pesquisas Dinâmica Econômica e Formação Sócio-Espacial. Realiza pesquisas e orientações acadêmicas na área de Geografia Econômica, concentrando atividades nos seguintes temas: desenvolvimento econômico e setores produtivos, modernização da agricultura e desenvolvimento regional, política agrícola e crédito rural, acumulação de capital e ciclos econômicos brasileiros.

Referências

AMSDEN, Alice Hoffenberg. A ascensão do “resto”: os desafios ao ocidente de economias com industrialização tardia; tradução de Roger Maioli dos Santos. São Paulo: editora unesp, 2009.

BARBOZA, Ricardo; FURTADO, Maurício; GABRIELLI, Humberto. A atuação histórica do BNDES: o que os dados têm a nos dizer? Rio de Janeiro: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, 2018. 27 p. (textos para discussão;123).

BASTOS, Valéria D. 2000 – 2010: uma década de apoio à inovação no Brasil. Revista do BNDES, Rio de Janeiro, n 37, 127-176, jun 2012

BEL FILHO, Egmar Del et al. Apoio do BNDES à agroindústria: retrospectiva e visão de futuro. In: BNDES 60 anos: perspectivas setoriais. Rio de Janeiro: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, 2012. pp. 88-121.

COSTA, Karen F. Metamorfoses: o papel do BNDES na reordenação da economia brasileira. Campinas, 2011, 299 p. Tese de doutorado – Unicamp

CURRALERO, Cláudia R. B. A atuação do sistema BNDES como instituição financeira de fomento no período 1952/1996. Campinas, 1998, 165 p. Dissertação de mestrado – Economia-Unicamp.

FILHO, Ernani T. T; COSTA, Fernando N. BNDES e o financiamento do desenvolvimento. Economia e sociedade, Campinas, v. 21, número especial, p. 975 – 1009, dez. 2012.

FLORES, Edson Luiz. Industrialização e desenvolvimento do sudoeste do Paraná. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Unioeste. Francisco Beltrão, p. 226. 2009.

LIMA, Jaldir F.; MENDES, André G. T.; TOSTA, Rodrigo G. R. Entrevista concedida à Alessandro F. T. de Oliveira. Rio de Janeiro, 28 abr. 2014

LAZZARINI, Sérgio G. Capitalismo de laços: os donos do Brasil e suas conexões. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.

MUSACHIO, Aldo; LAZZARINI, Sérgio G. Reinventando o capitalismo de estado. O leviatã nos negócios: Brasil e outros países. São Paulo: Portfolio-penguin, 2015.

OLIVEIRA, Alessandro F. T. A criação de líderes mundiais: uma análise sobre a internacionalização dos conglomerados JBS e Marfrig. In: VIDEIRA, Sandra L. COSTA, Pierre Alves. Dinâmicas Econômicas Contemporâneas: uma perspectiva geográfica. Curitiba: crv, 2019.

PADILHA, Wilian. O papel do crédito no desenvolvimento das cooperativas agropecuárias. Francisco Beltrão, 2014, 229 p. Dissertação de mestrado – Geografia – Unioeste.

PAMPLONA, Leonardo de Moura P. BNDES e desenvolvimento do século 21: estado, democracia e sustentabilidade. Rio de Janeiro, 2011, 148 p. Dissertação de mestrado – Políticas públicas - UFRJ

PETITE, José Geraldo Rabello. O papel do BNDES no recente processo de

internacionalização das empresas brasileiras. Campinas, 2010, 76 p. Monografia Economia- Unicamp.

Downloads

Publicado

2021-03-31