Família: memórias resgatadas a partir da leitura e observação de algumas obras de Cândido Portinari

Autores

  • Aurora Terezinha Doering Brustolin Unochapecó
  • Alessandra Schoulten

Palavras-chave:

Psicodinâmica do trabalho, prazer e sofrimento no trabalho, subjetividade e trabalho,

Resumo

A pesquisa teve como tema: “Família: memórias resgatadas a partir da leitura e observação de algumas obras de Cândido Portinari”. Ao trabalhar esta temática que, apesar de em muitas fontes de pesquisa, ser definida como: “Marido, mulher e filhos; pessoas do mesmo sangue; conjunto das pessoas que vivem na mesma casa; descendência; linhagem...” não podemos deixar de considerar toda a estrutura social que a constitui, pois, atualmente, temos várias “formas” de composição familiar, seja esta estrutura convencional - pai, mãe e filhos - ou as que fogem dos padrões sociais, que se constituem no trabalho, na escola ou mesmo nas próprias famílias (casas). A pesquisa iniciou com a definição dos campos de estágio, que foram o Centro de Educação Infantil Dona Ilse e a Escola de Educação Básica Raimundo Corrêa na cidade de Seara – SC, estudo e embasamento teórico do tema, culminando com a docência no ensino da arte. Foi realizada no método qualitativo, tendo como objetivos: pesquisar o que são memórias recentes e estudar o que se entende por família, para desenvolver no ensino da Arte a temática família, a partir da leitura e observação de obras de Cândido Portinari e relacionando às memórias recentes que as crianças e adolescentes tem em relação a sua família, para serem representadas através das propostas artísticas formuladas e desenvolvidas em sala de aula. No segundo semestre do ano de 2010 iniciaram-se as observações dos campos de estágio na educação infantil e no ensino fundamental, em seguida, foram feitos os planejamentos de aulas e as práticas docentes. Os resultados mostraram alunos participativos, fazendo reflexões sobre suas famílias e memórias recentes. As obras relacionadas à família do artista Cândido Portinari, ilustraram alguns tipos de famílias e fizeram com que os alunos percebessem que os ensinamentos recebidos, principalmente dos familiares, devem ser valorizados e as famílias precisam estar unidas com suas diferenças, independente dos laços que as unam.

Biografia do Autor

Alessandra Schoulten

Edição

Seção

Painel