Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

Não anexe o texto com sua identificação (nome). Qualquer identificação de autoria deve ser removida do arquivo e da opção Propriedades, garantindo sigilo caso submetido para avaliação por pares.

Os dados dos autores devem ser cadastrados corretamente nos campos apropriados do sistema no momento da submissão do trabalho.

Recomenda-se que, pelo menos um dos autores possua o título de doutor na área de conhecimento do trabalho.

Podem ser publicados trabalhos em português, inglês e espanhol.

Contato: Telefone (49) 3323-4779. E-mail: ceom@unochapeco.edu.br.

Como parte do processo de submissão, os autores devem verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir.

1. O trabalho submetido deve ser original e inédito, e não estar sob avaliação de outra revista.

2. O trabalho deve ser revisado de acordo com as normas de ortografia.

3. As resenhas de livros editados em língua portuguesa devem versar sobre obras lançadas nos últimos dois anos. As resenhas de livros editados em língua estrangeira e resenhas de filmes, não tem limite de data estabelecida.

4. Os artigos devem ter no máximo 20 páginas e as resenhas no máximo 05 páginas.

5. Os arquivos devem ser submetidos em formato Word, utilizando o template correspondente para artigo ou resenha, disponibilizados nos links a seguir:
Template artigos - https://docs.google.com/document/d/1TdfPZ8wNw_I7--H6bPkBcRbMg5KmA7z-hKHrWRFTpNI/edit
Template resenhas - https://docs.google.com/document/d/175ELXLt4IOouVLaJh7e8puf9sTM8MqjCYcjjdpt_bKk/edit
Obs: É necessário acessar o template no drive, salvar o arquivo no computador e incluir o texto do seu artigo, sem alterar a formatação do template.

6. Os artigos devem conter título (língua original e inglês), resumo e abstract (500 a 1000 caracteres) e 3 palavras-chave e 3 keywords.

7. As notas devem ser de cunho explicativo, numeradas por algarismos arábicos (ex: 1,2,3...) e listadas no final do artigo.

8. As citações diretas breves (com até 3 linhas) devem aparecer no corpo do texto entre aspas. As citações diretas longas (com mais de 3 linhas) devem ter recuo da margem esquerda (recomendado 4 cm), sem aspas, com espaço entre linhas simples e com letra tamanho 10. As citações diretas devem conter autor (apenas com a inicial em maiúscula), data e página, separadas por vírgula. Exemplos: (Schmitz, 2011, p. 73) ou Schmitz (2011, p. 73).

9. As citações indiretas devem utilizar o formato autor-data, apenas com a inicial em maiúscula. Exemplo (Schmitz, 2011) ou Schmitz (2011). Caso sejam referenciadas obras de vários autores, estes devem ser indicados em ordem alfabética. Exemplo: (Barbosa,2000; Marinho, 2015; Soares, 1990).

10. As referências completas devem restringir-se às obras que foram citadas. Devem ser listadas no final do texto, segundo as normas da ABNT.
a. Livro
SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título em negrito. Local de publicação: editora, data.
Exemplo:
RENK, Arlene. A luta da erva: um ofício étnico da nação brasileira no oeste catarinense. Chapecó: Argos, 1997.

b. Capítulo de livro
SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título do capítulo. In: SOBRENOME DO ORGANIZADOR,
Nome (Org.). Título em negrito. Local de publicação: editora, data, p. xx-xxx.
Exemplo:
CASTRO, Hebe. História social. In: CARDOSO, Ciro Flamarion; VAINFAS, Ronaldo (Orgs.).Domínios da história: ensaios de teoria e metodologia. Rio de Janeiro: Campus, 1997, p. 76-96.

c. Artigo em periódico acadêmico
SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título do artigo. Título do periódico em negrito, número do volume, número do fascículo [se for o caso], página inicial-final do artigo, mês e/ou ano de publicação.
Exemplo:
POLI, Odilon Luiz. Camponeses no Oeste Catarinense. Cadernos do CEOM, v. 15, n. 14, p. 11-62, 2001.

d. Trabalho acadêmico (tese, dissertação, monografia)
SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título do trabalho em negrito. Data. Nº de folhas. Monografia, Dissertação ou Tese. (Graduação, Especialização, Mestrado ou Doutorado em ...) – Instituição em que foi defendida (Centro ou Faculdade e Universidade), Local, data.
Exemplo:
VIANA, Uhelinton Fonseca. A educação com o patrimônio e a educação como patrimônio: uma política na formação de professores. 2016. 450f. Tese (Doutorado em Educação) –Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2016.

e. Referências eletrônicas
SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título em negrito. Ano. Disponível em: . Acesso em: dia mês. ano.
Exemplo:
VARINE, Hugues. O museu comunitário é herético? 2005. Disponível em: <http://www.hugues-devarine.eu/textes-inedits/38-2005-omuseu-
comunitario-e-heretico-.html>. Acesso em: 9 mar. 2016.

11. Caso utilizar figuras, estas deverão ser numeradas, apresentar legenda e fonte/créditos na parte inferior. A resolução mínima para as figuras é de 300dpi, podendo ser coloridas ou preto e branco.

12. Tabelas e gráficos devem ser numerados, possuir título na parte superior e citar a fonte na parte inferior.

13. Para os artigos e resenhas, devem ser indicados pelo menos 5 possíveis avaliadores para o trabalho, com titulação mínima de doutor. Para tanto, ao iniciar o processo de submissão, no campo "Comentários para o editor", devem ser incluídos o nome completo, a instituição de vínculo e o e-mail de contato do possível avaliador.

Painel