Política e economia da cultura: uma proposta de análise a partir das despesas públicas
Palavras-chave:
Teoria da Resposta ao Item, Construção de Escalas, GestãoResumo
Na atualidade a transversalidade da cultura sugere uma visão recursiva ue permeia os aspectos sociais, econômicos e políticos, que relacionam elementos simbólicos e materiais da vida social. No que tange aos fatores econômicos e políticos há de se destacar uma ênfase ao conhecimento como vetor dos territórios. No campo da pesquisa ocorre uma crescente demanda em encontrar respostas a essa transversalidade que envolve a produção cultural. Nessa conjuntura, a proposta deste estudo é discutir as alternativas de análise sobre a política e a economia no campo cultural. A partir das despesas públicas municipais disponibilizadas pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul, elucida-se uma possível metodologia de estudo da relação entre políticas públicas e economia na cultura. Conclusivamente expõem-se uma série de variáveis, tais como a natureza do credor, o tipo de produto (bens ou serviços), o domínio cultural da despesa (música, artes). Através das informações coligidas do município de São Borja, demonstram-se como estas podem ser utilizadas na compreensão da produção cultural.Downloads
Downloads
Edição
Seção
Artigos
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar, em nota, a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.