Relações entre o contexto político positivista e as imagens impressas do Almanaque de Pelotas (RS/1931-1935)
Palavras-chave:
Filosofias de investimento. Crenças. Desempenho. Fundo de previdência.Resumo
O texto apresenta a análise de um grupo de imagens publicadas no Almanaque de Pelotas no período inicial da República Nova. Buscouse verificar se essas imagens confirmavam aquela que parecia ser notória referência ao pensamento positivista e ao contexto político da cidade e se de fato cumpriam a tarefa de promulgar e, de certa forma, propagar preceitos inerentes ao ideário positivista. As imagens analisadas foram aquelas onde constatou-se evidente referência à política ou às ações administrativas públicas; somando 83 imagens durante os cinco anos pesquisados do Almanaque. Desse universo, percebeu-se a relação das imagens com a memória de um contexto ideológico, pela qual intui-se a crença na cidade moderna e próspera que assim adentrava no período político inaugurado.Downloads
Downloads
Publicado
2014-06-30
Edição
Seção
Artigos
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar, em nota, a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.