O museu comunitário como processo continuado
Palavras-chave:
Museu , Desenvolvimento, Liberação, Ação Comunitária, Local, Hugues de VarineResumo
Partindo da compreensão de que um museu “normal” tem por objetivo servir ao conhecimento e à cultura, e que um “museu comunitário” tem por objetivo servir à comunidade e ao seu desenvolvimento, o presente texto entende que entre 1965 e 1995 os países nórdicos e a América do Norte (incluindo o México) exploraram de modo aprofundado as relações do museu com a comunidade. No entanto, não se deve desconsiderar a criação e o desenvolvimento do Ecomuseu em Le Creusot Montceau, que teve, durante os anos setenta, a reputação de ser um novo tipo de museu, bem como o movimento de ecomuseus em Québec, a multiplicação de museus locais em Portugal e os programas de desenvolvimento comunitário no Brasil com fortes componentes no campo dos museus e do patrimônio cultural.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Revista Cadernos do Ceom
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar, em nota, a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.