Métodos físicos e químicos para estudo de bens culturais
Palavras-chave:
Divisão sexual do trabalho. Trabalho doméstico. Desigualdade de gênero.Resumo
Arqueometria é uma área de pesquisa interdisciplinar que envolve o desenvolvimento e uso de métodos científicos físico-químicos, a fim de responder a questões específicas para o conhecimento dos objetos produzidos pelas diferentes sociedades e assim permitir revelar e identificar os materiais e tecnologias utilizadas no passado para um melhor entendimento da história, dos processos migratórios, das características culturais e ainda também ter parâmetros mais embasados para preservação e conservação do patrimônio cultural. A utilização de metodologias não destrutiva, onde não há coleta de amostras, apresenta-se como muito adequada nestes estudos do patrimônio cultural, pois deste modo pode-se evitar qualquer dano ou alteração, mantendo assim a integridade do objeto. Várias técnicas estão sendo utilizadas para caracterização e estudos dos objetos do patrimônio cultural possuindo um conjunto de metodologias muito grande que abrangem quase todo o espectro eletromagnético que vão desde as análises com radiação gama, raios x passando pelo espectro ótico visível e regiões do ultravioleta e infravermelho. Todas estas são técnicas poderosas que permitem obter informações valiosas sobre a composição elementar e composicional, bem como estado de conservação e processos criativos dos artistas. Neste trabalho serão apresentados alguns estudos de caso onde as diferentes técnicas físico-químicas estão sendo aplicadas ao estudo do patrimônio cultural.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar, em nota, a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.