Arqueometria em sítios de arte rupestre da região arqueológica de Piripiri, Piauí, Brasil
Palavras-chave:
Conceito ENADE. Ciências Contábeis/UNIR. Ingressantes e concluintes.Resumo
A região arqueológica de Piripiri, no norte do Piauí, Brasil, contem vários sítios arqueológicos. Vestígios de atividade humana pré-histórica (pinturas rupestres, pigmentos, cerâmicas e paleossedimentos) foram analisados por (i) espectroscopia Mössbauer do 57Fe em geometria de transmissão; (ii) espectroscopia Mössbauer do 57Fe em geometria de retroespalhamento de elétrons de conversão; (iii) espectroscopia Mössbauer do 57Fe em geometria de retroespalhamento de raios g; (iv) difração de raios X em incidência rasante; (v) espectroscopia Raman; (vi) espectroscopia de energia dispersiva; (vii) microscopia eletrônica de varredura; (viii) difração de raios X do pó; (ix) fluorescência de raios X por dispersão de energia; (x) espectroscopia de absorção molecular na região do ultravioleta-visível; (xi) espectroscopia no infravermelho com transformada de Fourier e (xii) magnetização de saturação. Apesar das diversas dificuldades experimentais, principalmente devidas à complexidade das amostras, os dados químico-mineralógicos fornecem evidências animadoras com informação detalhada sobre a natureza mineralógica dos vestígios pré-históricos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar, em nota, a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.