O ensino intuitivo para docilizar os sentidos das crianças nas instituições escolares de Santa Catarina (1930-1945)

Autores

  • Daniele Hungaro da Silva Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Satisfação. Qualidade de vida. Profissionais da saúde. CAPS.

Resumo

O artigo tem por objetivo investigar práticas e acervos escolares que teriam como pressuposto pedagógico docilizar os sentidos da criança nas instituições catarinenses. Notadamente abrange um recorte que privilegia o Estado de Santa Catarina no período do regime político de Vargas, especialmente no Estado Novo (1937- 1945). A pesquisa discute o papel que a escola teve naquele período de inspiração até mesmo fascista ou fascistizante para construção da identidade brasileira. Com base nisso, estima-se a possibilidade de refletir de que modo os sentidos da criança estariam sendo “docilizados” nas atividades pedagógicas que preconizaram o método de ensino intuitivo ou lições de coisas. Utiliza-se como fontes, importantes para esta pesquisa, três manuais de ensino: Infância- 2º livro, Hymnos Patrioticos e Canções Escolares e O Brasil é bom, além de imagens que retrataram as práticas pedagógicas de escolas das redes municipais e estaduais. Nota-se que teria sido possível, no campo simbólico, tornar os sentidos dóceis para formar a chamada “identidade nacional”. As tentativas de inculcação se dariam necessariamente através do produto da imaginação, fornecido ao sensitivo em decorrência de um objeto. Tem a ver com a ideia de apresentar aos alunos um procedimento universal da imaginação.

Biografia do Autor

Daniele Hungaro da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestra pelo Programa de Pós-graduação em Educação UFSC (2015). Pós-graduada em Educação Especial, Maringá-PR (2013). Graduação em Pedagogia na
Universidade Estadual de Maringá, UEM (2012). Docente com experiência em formação de professores, Educação Básica (Educação Infantil) e Ensino Superior (graduação e pós-graduação), tanto presencial quanto a distância. Email: danihungaro@hotmail.com

Publicado

2016-06-06