Os quadros de formatura do Colégio Coração de Jesus (1922 -1929): contribuições para o estudo da História da Educação em Santa Catarina

Autores

  • Nelson Maurilio Coelho Junior UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA-UDESC
  • Maria Teresa Santos Cunha Universidade do Estado de Santa Catarina

Palavras-chave:

escola, violência, mídia, segurança.

Resumo

Este trabalho tem como base a reunião, organização eanálise de 6 quadros de formatura produzidos entre os anos de 1921 e 1929, pelo Colégio Coração de Jesus – CCJ, na cidade de Florianópolis, capital de Santa Catarina. Na esteira dos trabalhos desenvolvidos no campo da História da Educação sobre cultura material da escola, esta pesquisa busca analisar imagens visuais e discursivas que circularam, como crenças, nesses artefatos produzidos para serem vistos e lembrados. O estudo visa compreender historicamente os sentidos da educação presentes em sua materialidade; o seu processo de produção como “acionadores” de um sentido para a educação do período e a sua constituição como parte da cultura material da escola do passado que se dava a ver para a posteridade.

Biografia do Autor

Nelson Maurilio Coelho Junior, UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA-UDESC

Doutorando em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC.

Maria Teresa Santos Cunha, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em Educação/ História e Filosofia pela Universidade de São Paulo e professora do Programa de Pós-Graduação em História e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC.

Downloads

Publicado

2016-06-06