Ensino e Memória: os museus em espaço escolar

Autores

  • Nara Beatriz Witt Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Zita Rosane Possamai Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Posicionamento. Imagem. Significado. Cafés Especiais. Cafés Certificados.

Resumo

O objetivo deste trabalho é disponibilizar informações concernentes a acervos históricos escolares no âmbito de museus de educação, partindo de dados coletados em mapeamento que identificou museus e memoriais existentes em escolas e acervos históricos escolares em guarda na cidade de Porto Alegre. Apresenta esses espaços como objetos de investigação para estudos em História da Educação, reunindo informações sobre seus acervos como fontes de pesquisa. Ressalta a contribuição do levantamento para dar visibilidade ao patrimônio educativo mantido por essas escolas para possibilitar pesquisas no campo da Educação e da Museologia. Verifica-se que há uma preocupação em preservar a cultura escolar, valorizada enquanto patrimônio educativo, no sentido da sua investigação como forma de compreender as práticas do passado em diálogo com as práticas do presente.

Biografia do Autor

Nara Beatriz Witt, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Bacharel em Museologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013).

Zita Rosane Possamai, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Docente no curso de Museologia na Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação e no Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e Doutora em História (2005) pela  Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Publicado

2016-06-06