O Banco de Dados Mundial Sobre Fortificações: possibilidades de educação patrimonial a partir de um acervo digital

Autores

  • Pedro Mülbersted Pereira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Elison Antonio Paim Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Administração Pública, Cargo Comissionado, Perfil Profissional, Vínculo Funcional.

Resumo

O presente artigo dialoga com as possibilidades do trabalho com fontes em Educação Patrimonial a partir do acervo digital do Banco de Dados Mundial Sobre Fortificações, ação desenvolvida pelo Projeto Fortalezas Multimídia, programa de extensão da Universidade Federal de Santa Catarina. Apresentamos o banco de dados e a sua relação com o processo de patrimonialização das fortalezas catarinenses; as potencialidades apresentadas na proposta do banco de dados de democratização do acesso à informação, atendimento a públicos diversos e a construção do conhecimento a partir do caráter colaborativo do site. Adotamos como referencial teórico as considerações sobre cultura, patrimônio e História de Walter Benjamin, a concepção de documento-monumento de Jacques Le Goff, e a relação entre memória e poder de Mario Chagas.

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Biografia do Autor

Pedro Mülbersted Pereira, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduação em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (2013). Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Elison Antonio Paim, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Catarina. Professor Permanente do Mestrado Profissional em Ensino de História (Profhistória- UFSC). Professor de Estágios no curso de História. Membro dos grupos de Pesquisa Pameduc (UFSC), Rastros (USF) e Kairós (Unicamp).

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Publicado

2016-06-06