História e imprensa: reconstituindo práticas de mulheres educadoras e empreendedoras na imprensa do interior potiguar

Autores

  • Manoel Pereira da Rocha Neto Universidade Potiguar (UnP).
  • Laís Karla da Silva Barreto Universidade Potiguar (UnP).
  • Isabel Cristine Machado de Carvalho Universidade Potiguar (UnP).

DOI:

https://doi.org/10.22562/2017.47.05

Palavras-chave:

Competências Empreendedoras. Validação. Repensando na Educação. Projeto Europeu.

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo fazer uma análise da participação de mulheres educadoras na imprensa norte-rio-grandense, em particular na cidade de Caicó/RN, localizada no sertão potiguar. Neste artigo, destacamos a atuação de
Georgina Pires (fundadora) e Dolores Diniz (gerente), mulheres empreendedoras que fundaram e administraram um jornal feminino, o Jornal das Moças, periódico que circulou de 1926 a 1932. Por meio de pesquisas em acervos particulares e públicos, como bibliotecas de instituições públicas e privadas, e através do levantamento bibliográfico sobre a temática, foi possível configurar a presença dessas mulheres e suas práticas jornalísticas na condução do jornal, considerado inovador e de
vanguarda para os anos de 1920 no Rio Grande do Norte – um período em que a atuação da mulher estava restrita ao lar.

Biografia do Autor

Manoel Pereira da Rocha Neto, Universidade Potiguar (UnP).

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e professor da Escola de Comunicação e Artes e do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Potiguar (UnP).

Laís Karla da Silva Barreto, Universidade Potiguar (UnP).

Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e professora da Escola de Comunicação e Artese do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Potiguar (UnP).

Isabel Cristine Machado de Carvalho, Universidade Potiguar (UnP).

Doutoranda em Ciências Sociais na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e professora da Escola de Comunicação e Artes da Universidade Potiguar (UnP).

Downloads

Publicado

2017-11-30

Edição

Seção

Artigos