Formação docente em serviço e construção curricular nas escolas associadas à Comissão de Educação do Fórum do Maciço do Morro da Cruz

Autores

  • Jéferson Dantas

Palavras-chave:

fé, símbolos, arte,

Resumo

Este artigo se propõe a discutir, provisoriamente, as interfaces envolvendo a formação docente em serviço e a construção curricular nas unidades de ensino mantidas pelo estado de Santa Catarina e organizadas em função da Comissão de Educação do Fórum do Maciço do Morro da Cruz (CE/FMMC). Tal Comissão passou a se organizar em meados de 2000, tendo em vista que demandas comuns, tais como evasão e repetência atingiam muito mais crianças e jovens em situação de risco social, já que tal público escolar é proveniente, fundamentalmente, dos morros e encostas da cidade de Florianópolis. Nessa direção, estas unidades de ensino têm procurado a construção de uma formação docente que modifique práticas pedagógicas ainda muito vinculadas a uma perspectiva idealizada dos/as estudantes, além de se constituírem como espaços públicos democráticos, já que as gestões escolares são eleitas pelas comunidades escolar e local.

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