Notícias de infâncias na Ditadura Militar

em foco o Folha d’Oeste (Chapecó/SC, 1966-1970)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22562/2020.53.13

Palavras-chave:

Infâncias, Jornal, Santa Catarina , Ditadura Militar

Resumo

O jornal Folha d’Oeste foi o principal periódico a circular durante a Ditadura Militar, na região Oeste do Estado de Santa Catarina (Brasil), com amplo alcance na época. No presente artigo investiga-se, a partir da análise do discurso, como as crianças foram notícias nas edições do referido jornal publicadas entre 1966 e 1970. Na primeira parte do artigo foi explorado a materialidade da fonte na tentativa de verificar o contexto de sua produção. Na outra parte buscou-se conhecer como o discurso jornalístico contribuiu para a construção social das infâncias das diferentes camadas sociais.

Biografia do Autor

Aline Fatima Lazarotto, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Doutoranda em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC. Possui Pedagogia pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó. Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professora titular do curso de pedagogia da Universidade Comunitária da Região de Chapecó, coordenadora do Projeto de extensão Pedagogia na Rua da UNOCHAPECÓ.

Silvia Maria Fávero Arend, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É professora do curso de Graduação em História e dos Programas de Pós-graduação em História e em Educação, da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Downloads

Publicado

2020-12-18