O enfrentamento da violência de gênero a partir da Educação Básica

Autores

  • Roberta Guimarães Peres Universidade Federal do ABC
  • Ana Carolina Alves Universidade Federal do ABC

DOI:

https://doi.org/10.22562/2022.56.06

Palavras-chave:

Educação Básica , Violência Sexual , Violência de Gênero

Resumo

O presente artigo busca discutir as potencialidades da Educação Básica no combate à violência contra a mulher, em uma perspectiva crítica à criminalização de condutas e intensificação de penas. A partir da revisão bibliográfica de estudos na área de Criminologia Crítica e da análise de dados fornecidos pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) e do Sistema de Informações de Agravos de Notificação (Sinan), identifica-se uma aparente ineficácia da via penal como meio de enfrentamento à violência de gênero. Uma vez que, como propõem as pesquisas no campo dos Estudos de Gênero, esta violência emana de uma configuração sociocultural pautada na ordem patriarcal e na assimetria de poder entre os gêneros, a criminalização de condutas não alcança suas raízes. Diante desse cenário, requer-se lançar um novo olhar sobre áreas que possam contribuir para a desconstrução dessa base sociocultural e engajar-se no enfrentamento à violência de gênero. Para tanto, compreende-se que a Educação, a partir da perspectiva proposta por Adorno, tem potencial relevante de contribuição neste debate.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberta Guimarães Peres, Universidade Federal do ABC

Doutora em Demografia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (IFCH/Unicamp). Professora adjunta da Universidade Federal do ABC.

Ana Carolina Alves, Universidade Federal do ABC

Mestranda em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal do ABC. Professora contratada da Rede Municipal de São José dos Campos.

Downloads

Publicado

2022-06-06