O Estágio Curricular Supervisionado no Curso de História da UFSM: envolvimentos de estagiários e orientador

Autores

  • Sandra Agostini Unochapecó

Resumo

Este artigo apresenta o processo de organização e desenvolvimento de Estágios Curriculares realizado no Curso de História da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), entre os anos 2006 e 2007, visando a contribuir com sugestões, subsídios e parâmetros no processo de Formação de Professores. Como fontes de informação, utilizei o Projeto Político-Pedagógico (PPP) desse curso, questionários de perguntas abertas e grupos de discussão, junto aos alunos estagiários e entrevista estruturada junto ao professor orientador de estágios. Constatei que o Curso apresenta carga horária pouco superior à prevista pela legislação vigente para as atividades de Estágio Curricular. No geral, todos os alunos estagiários tiveram um bom relacionamento com o professor orientador de estágio, foram orientados para conseguirem sua vaga de estágio na escola, foram bem recebidos pelas escolas, consideraram sua formação inicial como um momento importante de aprendizagem. Porém, relataram que as escolas não os acompanharam no desenvolvimento do estágio, o que indica não haver ações interativas entre as Instituições de Ensino Superior (IES) e as Escolas de Educação Básica (EEB) relativamente comprometidas na Formação Inicial de Professores.

Publicado

2022-05-30