Os museus como figurações sociais e redes de interdependências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22562/2023.58.09

Palavras-chave:

Museu, História, Norbert Elias

Resumo

Busca-se, com este artigo, analisar a história dos museus, entre os séculos XVIII e XX, a fim de compreendê-los como figurações sociais e redes de interdependências. O viés teórico-metodológico se pauta em historicizar a trajetória das instituições museológicas e sua relação com as mudanças que ocorreram nos comportamentos dos indivíduos e nas estruturas das sociedades, em um processo de longa duração, com base na teoria de Norbert Elias. Os resultados apontam que os museus possuem um universo simbólico que estimula e, ao mesmo tempo, se forja a partir de tensões e interdependências dos indivíduos. Assim, compreende-se que, até meados do século XX, os museus priorizavam memórias unívocas. Posteriormente, as demandas de diversos grupos sociais contribuíram para com a valorização de múltiplas memórias. Além disso, percebe-se que as missões dos museus transcendem as exposições de acervos e coleções, pois estas instituições são vetores de produções científicas e documentais.

Biografia do Autor

Taiane Vanessa da Silva Micali, Universidade Estadual de Londrina

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestra em História Social e Licenciada em História pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Bolsista da CAPES.

Tony Honorato, Universidade Estadual de Londrina

Doutor em Educação pela FCLAr/Unesp. Docente de História da Educação do Departamento em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPEdu) da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Bolsista produtividade em pesquisa do CNPq.

Downloads

Publicado

2023-06-13