A atividade expositiva no Museu Paraense Emílio Goeldi

o que pensam aqueles que a realizam?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22562/2023.59.14

Palavras-chave:

Equipe expositiva, Exposição, Museu

Resumo

O artigo analisa as concepções sobre a atividade expositiva de membros das equipes expositivas do Museu Paraense Emílio Goeldi durante o século XXI. A pesquisa se desenvolve no âmbito do paradigma qualitativo. Para tanto, alguns membros das equipes expositivas foram entrevistados mediante um roteiro de entrevista semiestruturada. Também foi efetuada a análise documental das informações sobre a atividade expositiva de 2004 até 2019, presentes no sistema virtual de gerenciamento documental (Pergamum). Em termos gerais, constata-se uma profícua atividade expositiva não representativa das diversas áreas de conhecimento do Museu. Nota-se, que embora os membros das equipes expositivas cooperem na criação das exposições, são os cientistas-curadores que detêm o poder de decisão sobre a atividade expositiva. Identificou-se, entre os entrevistados, uma preocupação pela recepção da mensagem expositiva que não se traduz em concepções e estratégias que garantam a real participação dos públicos. Por outro lado, a função educativa da exposição se mostra como um assunto sustentado em uma compreensão superficial do fenômeno.

Biografia do Autor

Iván Borroto Rodríguez, Museu Paraense Emílio Goeldi

Licenciado em Biologia pela Universidad de la Habana, Cuba – 2001. Mestre em Biotecnología Vegetal pelo Instituto de Biotecnología de las Plantas (2008, Cuba). Doutor em Educação (2019, Brasil) e Pós-doutor em Educação (2021, Brasil) pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Pesquisador com bolsa do Programa de Capacitação Institucional (PCI), Museu Paraense Emilio Goeldi. Belém do Pará, Brasil.

Ana Claudia dos Santos da Silva , Museu Paraense Emílio Goeldi

Licenciada em Turismo pela Universidade Federal do Pará (UFPA) – 1990, mestrado em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ) – 2000, e doutorado em ciências socioambientais pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônico (UFPA) – 2018. Chefe do Serviço de Educação do Museu Paraense Emílio Goeldi, Belém do Pará, Brasil.

Zeneida Mello Britto, Instituto Federal de Educação de Rio Grande do Sul

Bibliotecária-documentalista do Instituto Federal de Educação de Rio Grande do Sul (IFRS), atualmente em exercício no Museu Paraense Emilio Goeldi-PA. Mestranda em Educação pela Universidade de Taubaté (UNITAU), especialista em Metodologia do Ensino Superior pelo Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN) – 2003, e graduada em biblioteconomia pela Universidade Federal de Rio Grande (FURG) – 1999.

Downloads

Publicado

2023-10-27