Medicina Pioneira na fronteira em Goiás

a Evangelical Union of South America e as doenças tropicais no Brasil Central

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22562/2023.59.07

Palavras-chave:

Medicina Pioneira, Fronteira, Doenças Tropicais

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar o impacto histórico da Evangelical Union of South American (EUSA), organização britânica composta por médicos missionários e profissionais de saúde com atuação no Brasil Central na primeira metade do século XX. Fundamentando-nos no conceito da “medicina pioneira”, buscamos interpretar os “processos de fronteira”, com base nos pressupostos teóricos e metodológicos da história ambiental. O enredo da fronteira, conceito fundante da historiografia ambiental, articula-se com o saber institucional da medicina pioneira a partir da prática médica estrangeira de ethos protestante. A pesquisa baseou-se em documentação presente em arquivos no Brasil e na Escócia, sendo a interpretação histórica dos processos de fronteira feita por meio de um caminho pouco explorado pela historiografia goiana, reforçando o argumento de que as instituições protestantes missionárias, com expertise na medicina pioneira, buscaram estabelecer redes internacionais para o combate às doenças tropicais no Brasil Central na primeira metade do século XX.

Biografia do Autor

Sandro Dutra e Silva, Universidade Estadual de Goiás

Doutor em História pela Universidade de Brasília (UnB). Professor Titular na Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGELICA e Professor Efetivo na Universidade Estadual de Goiás (UEG). Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq 2.

Heliel Gomes de Carvalho, Universidade Evangélica de Goiás

Doutor em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Professor Assistente na Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGELICA.

Downloads

Publicado

2023-10-27