QUALICIENTEC: UM MODELO REFERENCIAL PARA GESTÃO DA QUALIDADE DOS SERVIÇOS DA FEIRA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E CULTURA DA UFRN (CIENTEC)

Autores

  • Daniel Cavalcanti Fernandes Campos Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Pamela de Medeiros Brandão Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v11i2.3830

Palavras-chave:

Gestão da Qualidade, Qualidade de Serviço, CIENTEC, QualiCIENTEC, Feira de Ciências

Resumo

Este artigo apresenta a proposição de novo modelo referencial para gestão da qualidade dos serviços oferecidos pela Feira de Ciência, Tecnologia e Cultura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (CIENTEC) incluindo um instrumento referencial de avaliação. Para tanto, por meio da pesquisa-ação (1) identificou e validou atributos de qualidade de serviços mais importantes para a avaliação de uma Feira de Ciências, por meio de seminários, junto aos gestores da CIENTEC; bem como a definição do encontro de serviços; (2) desenvolveu um instrumento de pesquisa com base nos atributos validados; e (3) propôs uma matriz de oportunidades, orientativa, para a gestão da qualidade de serviço. Como resultado, apresenta-se o QualiCIENTEC um novo modelo de gestão para a avaliação da CIENTEC, dividido em seis fases que incluem Aplicação do Instrumento, Avaliação dos Resultados, Detecção das Lacunas de Qualidade, Construção da Matriz de Oportunidades, Analise Interna, (Re)Planejamento das Atividades. Os atributos de qualidade que compõem o QualiCIENTEC refletem os diversos serviços da CIENTEC – tais como infraestrutura, segurança, atividades científicas – objetivando estimular uma visão unificada entre esses, necessária para a consolidação de uma gestão integrada. Conclui-se que esse modelo se mostra como fundamental para avaliar e gerir a qualidade da CIENTEC.

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Publicado

2018-10-04

Edição

Seção

Artigos