RELAÇÃO ENTRE O PODER DO CLIENTE E PRÁTICAS DE CONTABILIDADE GERENCIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v11i2.4530

Palavras-chave:

Controle social, Organizações Públicas, Gestão Social

Resumo

A teoria da contingência apresenta potencial explicativo sobre os fatores determinantes para adoção de práticas de contabilidade gerencial. Dentre esses fatores, o poder do cliente apresenta resultados empíricos contraditórios sobre sua relação com o nível de sofisticação das práticas de contabilidade gerencial, sinalizando a necessidade de realizar mais pesquisas sobre o tema. Assim, este estudo objetivou identificar a relação entre a percepção do poder do cliente e a adoção de práticas de contabilidade gerencial em uma indústria gráfica. Para tanto, realizou-se pesquisa exploratório-descritiva, de natureza qualitativa, por meio de estudo de caso único. Os resultados encontrados permitiram concluir que o alto poder do cliente percebido na empresa estudada incentiva a adoção de práticas de contabilidade gerencial relacionada ao custo e controle financeiro tradicionais e baixa ênfase orçamentária, e estimula, simultaneamente, a adoção de práticas de contabilidade gerencial relativas à avaliação de desempenho avançadas. No entanto, para confirmação dessa relação se acrescenta o poder explicativo de outros fatores contingencias que dizem respeito a estratégia, porte e concorrência.

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Publicado

2018-10-04

Edição

Seção

Artigos