ACEITAÇÃO E USO DO SISTEMA INTEGRADO DE PATRIMÔNIO, ADMINISTRAÇÃO E CONTRATOS (SIPAC) NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL): UMA ANÁLISE DAS DIFERENÇAS DE GRUPOS

Autores

  • Gesualdo Menezes Cavalcante Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Alessandra Carla Ceolin Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • José Eduardo de Melo Barros Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v11i2.4532

Palavras-chave:

Determinantes da Adoção do Comitê de Auditoria. Comitê de auditoria. Empresas Brasileiras.

Resumo

Este estudo buscou identificar possíveis diferenças de grupos moderadores nos construtos da Teoria Unificada de Aceitação e Uso da Tecnologia (UTAUT) em relação à aceitação e uso do sistema SIPAC no IFAL. A metodologia utilizada foi um estudo de caso de natureza exploratória e descritiva, com abordagem quantitativa. Aplicou-se questionários baseados na Teoria UTAUT de Venkatesh et al. (2003) aos servidores lotados na Pró-Reitoria de Administração. A coleta ocorreu no mês de novembro de 2017 e 41 servidores (83,7% do total) participaram da pesquisa. Para a análise dos resultados, utilizou-se estatísticas descritivas e análise inferencial através de testes não paramétricos de Mann Whitney. Os testes de Mann Whitney, onde foram considerados (P<0,05) de significância, de forma geral, apresentaram poucas diferenças significativas. As principais diferenças encontradas foram: evidenciou-se uma maior compreensão para servidores do sexo masculino de que a instituição oferece condições e infraestrutura necessárias para o uso do SIPAC; que as assistências técnicas são diferentes entre as áreas investigadas, especialmente quando há dificuldades com o sistema SIPAC, e também que os usuários com menor tempo de uso com sistemas (até 5 anos) são os que mais têm recebido apoio da instituição e de seus superiores, em relação ao tempo de uso com o sistema SIPAC. Além dos fatores anteriores, constatou-se que os servidores como mais tempo de uso do sistema possuem maior facilidade na sua operação, utilizam o sistema com maior rapidez e tem maior produtividade no trabalho.

Biografia do Autor

Gesualdo Menezes Cavalcante, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Graduado em Ciências Contábeis (UFAL) e Mestre em Controladoria (UFRPE). É servidor público.

Alessandra Carla Ceolin, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutora em Agronegócios (UFRGS). Professora do Departamento de Adminsitração da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

José Eduardo de Melo Barros, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Graduado em Administração (UFPE) e Mestre em Administração e Desenvolvimento Rural (UFRPE). É servidor público e professor.

Downloads

Publicado

2018-10-04

Edição

Seção

Artigos