ENTRE SENTIDOS DO TRABALHO, PRAZER E SOFRIMENTO: UM ESTUDO BASEADO NA PERSPECTIVA DE JOVENS TRABALHADORES-ESTUDANTES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v13i1.4802

Resumo

A dinâmica nas organizações tem sofrido significativas transformações, podendo modificar o sentido atribuído ao trabalho e desencadear vivências de prazer-sofrimento, considerando a organização do trabalho e das tarefas. Entre os grupos de trabalhadores mais sensíveis a essas mudanças estão os jovens, público que usualmente se submete a atividades precárias e percebem o estudo como sendo um investimento que lhes resultará em melhores condições de trabalho. Assim, o objetivo desta pesquisa consiste em descrever os sentidos atribuídos ao trabalho e às vivências de prazer e sofrimento na percepção de jovens trabalhadores-estudantes. Participaram do estudo 25 jovens, alunos de uma Instituição Pública de Ensino Superior da região Sudeste do Estado de Minas Gerais (MG). Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo. Verificou-se predominância do sentido de trabalho enquanto atividade remunerada. O prazer envolve as relações socioprofissionais, condições de trabalho, realização profissional e liberdade de expressão. Por sua vez, o sofrimento está associado às relações socioprofissionais bem como as condições de trabalho, falta de reconhecimento e exigências físicas, como ficar em pé por muito tempo e realizar atividades que demandam esforço físico demasiado, e psicológicas, como ser submetido a constrangimentos e ter controle das emoções. Os resultados sugerem que pode haver ausência de prazer explicito no trabalho, mesmo quando este tem sentido.

Biografia do Autor

Silas Dias Mendes Costa, Universidade Federal de Minas Gerais

Pesquisador no Núcleo de Estudos sobre Comportamento, Pessoas e Organizações - NECOP/UFMG

Esther de Matos Ireno Marques, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - Campus São João Del Rei

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de São João Del-Rei (2002) e mestrado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2007). É professora de Educação Básica, Técnica e Tecnológica no IF Sudeste MG - Campus São João del-Rei. Temas de interesse: Planejamento de Carreira; Relações Interpessoais no trabalho; Formação Profissional.

Ana Carolina Chaves Ferreira, Universidade Federal de Minas Gerais / Universidade Presidente Antônio Carlos

Professora na Universidade Presidente Antônio Carlos. Pesquisadora IFSudesteMG - Grupo de Pesquisa EdipetProfessora Unipac - Lafaiete

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Publicado

2020-03-30

Edição

Seção

Artigos