MADALENA BURGER: ESTABILIZAR OU CRESCER?

Autores

  • Djenifer Pereira dos Santos UNIVALI
  • Flávia Martins de Souza UNIVALI
  • Ana Paula Kieling Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v13i1.5251

Palavras-chave:

Psicanálise, Análise de Discurso, Epistemologia.

Resumo

O presente caso de ensino tem como objetivo oportunizar aos alunos a vivência e discussão de temáticas pertinentes ao contexto empreendedor e mercadológico, a partir da análise da gestão da Madalena Burger, um estabelecimento familiar que vende hambúrgueres em um cenário promissor. A hamburgueria, aberta em fevereiro de 2017 em Tijucas – Santa Catarina pelo casal Bruno Fonseca e Lívia Rocha, inicialmente atende seus clientes pelo sistema de delivery. No entanto, devido ao grande movimento e boa receptividade do público, o casal passou a cogitar a possibilidade de abrir uma unidade física na cidade. O dilema do caso está na abertura ou não do espaço, baseado nas características do negócio, objetivos dos proprietários e situação do mercado. Como instrumento de ensino, o caso foi desenvolvido para uso nos cursos de Graduação em Administração e Pós-Graduação em Empreendedorismo. O debate inclui temas como gestão de pequenos negócios, empreendedorismo e atitude empreendedora, podendo ser aplicado nas disciplinas de Empreendedorismo, Plano de Negócios e Gestão de Micro e Pequenas Empresas.

Biografia do Autor

Djenifer Pereira dos Santos, UNIVALI

Mestrado em Administração pela UNIVALI.

Flávia Martins de Souza, UNIVALI

Mestranda em Administração na UNIVALI

Ana Paula Kieling, Universidade do Estado de Santa Catarina

Pós-Doutoranda em Adminisitração na UDESC.

Doutorado em Administração na UNIVALI.

Mestrado em Administração na UFSC.

Downloads

Publicado

2020-03-30

Edição

Seção

Casos para Ensino