Intenção de Compra e Consumo de Alimentos Orgânicos

Autores/as

  • Danilo de Oliveira Sampaio Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
  • Marlusa Gosling Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v7i1.1036

Palabras clave:

Relacionamento cliente-fornecedor. Manufatura Enxuta. Estudo de caso.

Resumen

Este estudo focou o comportamento de compra/consumo do consumidor de alimentos orgânicos, buscando responder a seguinte questão: quais são os fatores que influenciam a intenção de compra/consumo de alimentos orgânicos e quais as relações desses fatores entre si? A teoria pesquisada baseou-se no estudo do comportamento do consumidor, com ênfase em alimentos orgânicos. Nessa pesquisa, classificada como descritiva, com uma fase exploratória, foram desenvolvidos dois grupos focais e um survey com 560 consumidores de alimentos orgânicos da cidade de Belo Horizonte (MG). Após a construção da escala, um modelo de comportamento de compra/consumo de alimentos orgânicos foi elaborado, tendo este como método multivariado, a modelagem de equações estruturais com base na técnica de Partial Least Squares (PLS). Dos três construtos exógenos do modelo proposto, apenas dois apresentaram impacto significativo, que foram os construtos crença e atributo. O construto grupos de referência não exerceu influência direta na intenção de compra/consumo, apesar de ser considerado pelos consumidores. O objetivo geral (propor e testar um modelo que avalie o impacto das variáveis que afetam a intenção de compra/consumo de alimentos orgânicos a partir da perspectiva do consumidor desse tipo de alimento) foi executado conforme o Inner Path Model (modelo estrutural). O construto endógeno Intenção de Compra/Consumo apresentou um coeficiente de correlação de 41% ( = 41%), indicando que 41% de suas variações são explicadas pelos construtos exógenos o que é justificado tendo em vista esta ser uma pesquisa inédita sobre o tema em questão de caráter descritivo com fase exploratória.

Biografía del autor/a

Danilo de Oliveira Sampaio, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Prof. Dr. Danilo de Oliveira Sampaio

Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC). Dept. de Ciências Administrativas (CAD).

Doutor em Administração pelo Cepead - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Marlusa Gosling, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Profa. Dra. Marlusa Gosling.

Departamento de Ciências Administrativas/FACE/Cepead

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Publicado

2015-03-28

Número

Sección

Artigos