IDENTIDADES CULTURAIS DE CONSUMIDORES DA PITÚ EM SUA COMUNIDADE DE MARCA: UMA NETNOGRAFIA DA COMUNICAÇÃO

Autores/as

  • André Luiz Maranhão de Souza Leão Universidade Federal de Pernambuco
  • Thiago Ianatoni Camargo Universidade Federal de Pernambuco
  • Rodrigo César Tavares Cavalcanti Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v8i2.2812

Palabras clave:

Comportamento de Compra. Consumidor. Religião. Música Gospel.

Resumen

Hoje em dia o consumo tem papel fundamental no processo de construção de identidades. Nessa dinâmica, a marca se tornou um signo pelo qual os indivíduos se apresentam uns para os outros. Paralelamente, os avanços na tecnologia dão origem a ambientes virtuais onde diferentes pessoas interagem em torno de assuntos que lhes interessam. Com base nisto, o presente artigo tem por objetivo analisar como consumidores da Pitú constroem identidades culturais em interações sociais ocorridas em uma comunidade virtual da marca. Para tal, realizamos uma netnografia da comunicação das interações ocorridas na comunidade. A partir de uma análise do discurso funcional que toma por base a noção de relações de equivalências e diferenças, foram encontradas seis identidades culturais de consumidores. Os resultados contribuem com a academia ao apresentarem uma diferente visão de como as relações humanas podem ser mediadas pelas marcas. Por outro lado, os achados também servem de base para o gerenciamento de marcas e marketing de relacionamento.

Biografía del autor/a

André Luiz Maranhão de Souza Leão, Universidade Federal de Pernambuco

Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco, bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq e membro do Lócus de Investigação em Economia Criativa.

Thiago Ianatoni Camargo, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco e integrante do Lócus de Investigação em Economia Criativa.

Rodrigo César Tavares Cavalcanti, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco e integrante do Lócus de Investigação em Economia Criativa.

Publicado

2016-06-30

Número

Sección

Artigos