USO CORPORATIVO DE MÍDIA SOCIAL E A RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v12i3.5192

Palabras clave:

Operação Barriga Verde, Ditadura, Judiciário

Resumen

Este estudo teve como objetivo investigar a relação entre o uso corporativo de mídias sociais e as práticas de responsabilidade social corporativa (RSC), uma vez que o Facebook e o Twitter se caracterizam como meios menos custosos de divulgação de informações, principalmente aquelas não obrigatórias, como as de RSC. Para isso, realizou-se uma pesquisa descritiva, documental e de abordagem quantitativa, por meio da operacionalização de regressão linear múltipla, modelo Tobit, por erros padrões robustos. A análise consistiu em 360 observações durante os anos de 2013 a 2017. Os principais achados evidenciaram uma relação positiva entre o uso corporativo de mídias sociais e as práticas de RSC, o que foi confirmado pelo teste de sensibilidade. Além disso, as variáveis de controle tamanho, crescimento das vendas, retorno sobre os ativos e alavancagem também se apresentaram significantes, sendo úteis para explicar a RSC. Os resultados deste estudo sugerem que a mídia social e, mais especificamente o Facebook e o Twitter, podem ser considerados meios facilitadores para as empresas divulgarem informações voluntárias, visto que esses canais possibilitam divulgação rápida, abrangente e de menor custo. Portanto, a pesquisa contribui ao expandir a literatura sobre os temas, por meio de testes empíricos, que consideraram medidas agregadas tanto do uso corporativo de mídia social como de RSC.

Biografía del autor/a

Mikaéli da Silva Giordani, Universidade Regional de Blumenau

Mestre em Ciências Contábeis

Caroline Keidann Soschinski, Universidade Regional de Blumenau

Doutoranda em Ciências Contábeis e Administração

Roberto Carlos Klann, Universidade Regional de Blumenau

Doutor em Ciências Contábeis e Administração

Publicado

2019-12-17