WORD OF MOUTH! O PERCURSO COMPORTAMENTAL DOS USUÁRIOS NA SEÇÃO DE RESTAURANTES DA PLATAFORMA TRIPADVISOR

THE PATH OF USER BEHAVIOR IN THE RESTAURANTS SECTION OF THE TRIPADVISOR PLATFORM

Autores/as

  • José Eduardo de Melo Barros Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Laura Maria Aguiar Costa Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Janayna Souto Leal Universidade Estadual da Paraíba - UEPB https://orcid.org/0000-0003-2620-4282
  • Renata Francisco Baldanza Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Robinson Madruga Furtado Filho Universidade Federal da Paraíba - UFPB

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v16i2.7827

Palabras clave:

Restaurantes, website, tripadvisor, boca a boca

Resumen

Objetivo: Analisar o comportamento dos usuários da seção de restaurantes do Tripadvisor à luz da Teoria do Comportamento Planejado, considerando os antecedentes da intenção de fazer uso da plataforma e o seu efeito no comportamento de boca a boca. 

Método/abordagem: Pesquisa exploratório-dedutiva que verificou as relações entre construtos da TCP e de escalas de boca a boca. Os dados amostrais foram coletados através de um questionário, totalizando 111 respondentes, com procedimentos de análise exploratória preliminar, análise descritiva da amostra, testes de normalidade, análise fatorial confirmatória e modelagem de equações estruturais.

Principais Resultados: Observou-se a influência das opiniões nas normas subjetivas e na familiaridade com a plataforma. Ainda, as atitudes em relação à utilização da plataforma, as normas subjetivas e do controle percebido dos indivíduos como preditores da intenção de uso. E, por fim, a intenção de uso foi considerada como preditora do comportamento de emissão do boca a boca positivo.

Contribuições teóricas/práticas/sociais: Melhor compreensão teórica sobre as relações entre o papel do boca a boca recebido e da familiaridade nos antecedentes da intenção de buscar informações na plataforma Tripadvisor, assim como o efeito dessas intenções no comportamento de emitir boca a boca. Quanto à aplicação prática, têm implicações diretas para os proprietários e clientes de restaurantes, além da própria gestão da plataforma. No que concerne as contribuições sociais, a discussão sobre explorar de melhor maneira características “family friendly”, uma vez que famílias mais numerosas parecem não sofrer influência das avaliações no site.

Originalidade/relevância: Apesar da seção de Restaurantes da plataforma Tripadvisor ter sido objeto de estudos na literatura de turismo e hospitalidade, curiosamente, vem sendo preterida em comparação a outras seções na plataforma, mesmo existindo relevância deste tipo de tecnologia para micro e pequenos empreendimentos alimentares. Neste contexto, apresenta uma lacuna referente ao engajamento de consumidores em comportamentos de boca a boca, sobretudo no Brasil.

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Biografía del autor/a

José Eduardo de Melo Barros, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (2011); pós-graduação (lato sensu) em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2014); pós-graduação (lato sensu) em Gestão de Marketing pela Faculdade Frassinetti do Recife (2015); e pós-graduação (stricto sensu), em nível de mestrado, em Administração e Desenvolvimento Rural, com ênfase em Gestão, Mercados e Agronegócios, pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2017) em nível de doutorado em Administração da Universidade Federal da Paraíba - PPGA/UFPB, com ênfase em Marketing e Tecnologia (2023). É integrante do Grupo de Pesquisa Consumer Happiness & Well-being e tem interesse em pesquisas de Marketing com foco em Marketing e Sociedade, Bem-estar, Bem-estar Alimentar, Vulnerabilidades do Consumidor e Transformative Consumer Research (TCR).

Laura Maria Aguiar Costa, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutoranda e mestre em administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal da Paraíba (PPGA-UFPB), ênfase em Marketing e Tecnologia. Possui graduação em administração pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). É pesquisadora e faz parte da gestão do Grupo de pesquisa em Consumo, Inovação e Marketing (GPCIMA). É pesquisadora no grupo de pesquisa Gestão de Negócios e Competitividade (GNC). Tem interesse nas áreas de marketing, comportamento do consumidor, cultura de consumo, novas tecnologias, inteligência artificial e métodos quantitativos aplicados.

Janayna Souto Leal, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

Doutora em Administração pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB, Mestre em Administração pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2018), sendo também membro participante do Grupo de Pesquisa GPCIBER (UFPB), Mestre em Gestão do Potencial Humano pelo Instituto Superior de Gestão, ISG, em Portugal (2013), Especialista em Gestão Estratégica de Pequenas e Médias Empresas pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (2009) e Graduada em Administração pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB (2008). Atualmente, é professora no Curso do Bacharelado em Administração na Universidade Estadual da Paraíba - UEPB e Avaliadora Ad hoc INEP/MEC.

Renata Francisco Baldanza, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutora em Comunicação pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Mestre em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, Especialista em Administração de Empresas com ênfase em Marketing e Graduada em Filosofia pela Faculdade de Ciências e Letras Santa Marcelina / MG. Atualmente é Professora Adjunta IV da Administração na Universidade Federal da Paraíba, lecionando no Curso de Administração do Departamento de Administração/DA com as disciplinas de Administração de Marketing, Publicidade e Propaganda e Pesquisa Aplicada e como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração [PPGA/UFPB]. É Líder do Grupo de Pesquisa Consumo e Cibercultura - GPCiber. É líder também do Tema 06 - Redes Sociais Mediadas, Ambientes e Dispositivos Digitais da área de Marketing do SemeAd - 2018-2021. Realiza pesquisas com enfoque nas áreas Cibercultura, Tecnologias Móveis e Redes Sociais, Práticas Colaborativas, Comunicação Organizacional, Marketing, Consumo e Inteligência Artificial bem Internet das Coisas (IoT) e Marketing.

Robinson Madruga Furtado Filho, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Estudante do Colégio Militar do Recife (CMR), Graduado em Administração (Bacharelado) pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Trabalhou como Consultor de Mídias Sociais (Social Media Evaluator) na empresa Appen(2017-2018). Trabalhando desde 2019 em período integral como Gerente de Relacionamento com o Cliente na empresa Administradores.com. Concluinte do TOEFL iBT em junho de 2019 com pontuação total de 94. Concluinte dos cursos: -Negociação e Influência, ministrado pelo professor Jaime Jimenez. -"Leadership: A Masterclass", ministrado pelo professor Daniel Goleman, com participação de Howard Gardner. -"Innovation of Products and Services: MIT's Approach to Design Thinking" do Massachusetts Institute of Technology e Emeritus, ministrado pelo professor Steven Eppinger.

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Publicado

2024-04-07