Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

Os manuscritos devem ser encaminhados sob os seguintes termos:

O processo de submissão é feito exclusivamente via formulário eletrônico disponível online http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/acta/about/ e toda a correspondência, incluindo a notificação da decisão do editor e pedidos de revisão é feita via correio eletrônico. Como parte deste processo, ficam os autores responsabilizados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

Os artigos submetidos à revista devem ser originais e sem submissão simultânea a outro periódico. Os autores assumem a responsabilidade intelectual e legal pelos resultados e pelas considerações apresentadas. O conteúdo dos artigos submetidos são de integral e exclusiva responsabilidade dos autores, não refletindo necessariamente as ideias, opiniões e/ou conceitos dos Editores da revista. A veracidade das informações, autoria (lista e ordem), a exatidão, adequação, procedência e validade das citações também são de responsabilidade integral e exclusiva dos autores. Os autores ficam cientes ainda de que responderão civil e criminalmente por qualquer reclamação quanto ao conteúdo e desrespeito às políticas de privacidade e publicação, bem como na hipótese de ocorrência de plágio.

 

1)    Os artigos devem ser redigidos preferencialmente em inglês, entretanto serão aceitos trabalhos em português ou espanhol, apresentando uma linguagem clara e precisa e texto conciso.

 

2)    TEMPLATE: Os arquivos para submissão devem estar no formato Word, seguindo o template disponível no seguinte link:

i) copiar o link abaixo; ii) fazer o download; iii) transferir para o arquivo para o computador de seu uso; NÃO EDITAR NO ARQUIVO DISPONIBILIZADO:

https://drive.google.com/file/d/1KnKrHobJCpJDIWhEhED-LEe7KLBsvyQo/view?usp=sharing

Observação: no arquivo do artigo, o nome dos autores NÃO deverá ser inserido. Deve ser deixado apenas como consta no template o campo "Identificação dos autores".

 

3)    Os artigos completos deverão conter: Introdução, Material e Métodos, Resultados, Discussão, Agradecimentos (se for o caso) e Referências. As demais formas de publicação não necessitam apresentar as subdivisões acima.

 

4)    ATENÇÃO: Deverá ser enviado, além do arquivo com o texto do artigo, outro arquivo intitulado "Folha de Rosto", onde constará o título do artigo, nome completo e breve qualificação dos autores e nome de suas respectivas instituições, bem como endereço completo, telefones e e-mail do autor correspondente.

 

5)    Os artigos originais, incluindo figuras, tabelas e referências bibliográficas, não devem exceder vinte e cinco páginas enquanto as comunicações breves e as cartas à redação não devem exceder sete páginas. O resumo e o abstract não podem exceder 200 palavras.

 

6)    As citações de referências bibliográficas inseridas no corpo do texto devem obedecer ao seguinte padrão:

a.    Um autor (REZENDE, 2018);

b.    Dois autores (REZENDE e DAL MAGRO, 2018)

c.    Três ou mais autores (DAL MAGRO et al., 2018).

 

No caso do nome dos autores fazerem parte da frase, apenas o ano da publicação deve vir entre parênteses, ex: de acordo com Albeny-Simões et al. (2014). Quando houver, no mesmo ano, mais de um artigo de mesma autoria, acrescentar letras minúsculas após o ano (DENARDIN et al., 1978a; 1978b). Quando houver mais de uma citação dentro de um mesmo parêntese, estas devem ser colocadas em ordem cronológica crescente.

 

7)    As referências devem ser listadas no final do artigo em ordem alfabética do sobrenome do primeiro autor. Apenas citações que aparecerem no texto devem constar na lista de referências. Trabalhos aceitos para publicação devem ser referidos como “no prelo” ou “in press” quando se tratar de artigo redigido na língua inglesa. Resultados não publicados devem ser citados apenas no texto como “dados não publicados”, “artigo em preparação” ou “comunicação pessoal”, entre parênteses.

 

Exemplos para a citação de referências:

a)    Artigos de periódicos (Formato PubMed)

CORSEUIL E, BRESCOVIT AD, HEINECK MA. Aranhas associadas a cultura da soja em Eldorado do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil. Biociências, Porto Alegre, v. 2, n. 1, p. 95-105, 1994.

b)    Livros

CIMARDI AV. Mamíferos de Santa Catarina. Florianópolis: FATMA, 1996. 302 p.

c)    Capítulo de livro

BEDENDO IP. Protozoários. In: BERGAMIN FILHO A, HIROSHI K, AMORIM ML. Manual de Fitopatologia. 3. ed. São Paulo: Ed. Agronômica Ceres, 1995. v. 1, 919p., p. 161-167.

d)    Dissertações, teses e monografias

CAYE CE. Contribuição ao estudo da biologia da caturrita (Myiopsitta monachus monachus, Boddaert,, 1783) (Aves, Psittaciformes), com ênfase em aspectos alimentares. 1993. 138 p. Dissertação (Mestrado em Zoologia) - PUCRS. Porto Alegre, 1993.

e) Publicações em congressos, seminários, simpósios, etc.

CORSO IC. Efeito de inseticidas sobre populações de piolho-de-cobra (Classe: Diplopoda; Ordem Julida). In: RESUMOS DA III REUNIÃO SUL-BRASILEIRA DE INSETOS DE SOLO, 1991, Chapecó. p.13.

 

8)    As ilustrações (figuras, fotografias e desenhos) devem ser apresentadas separadas do texto, anexadas ao final do trabalho, sem legendas e claramente identificadas com o número da figura de acordo com a sua sequência no texto. Somente serão aceitas ilustrações nos seguintes formatos: EPS, PDF, TIFF e JPEG (resolução mínima de 300 dpi para fotografias e de 1000 dpi para desenhos e gráficos). Certifique-se que cada ilustração contenha uma legenda. As legendas devem vir no texto logo após as referências bibliográficas e devem conter um título breve e a descrição da ilustração e dos símbolos e abreviaturas utilizados.

 

9)    As tabelas devem ser apresentadas separadas do texto, anexadas ao final do trabalho. Numere as tabelas consecutivamente de acordo com sua descrição no texto. Cada tabela deve ter um título breve e autoexplicativo. Informações adicionais, necessárias à compreensão da tabela, deve, ser dadas em forma de nota de rodapé, embaixo da tabela.

 

10) Deverá ser enviado separadamente em documento Word, uma lista com sugestão de revisores para o artigo submetido. Esta lista deve conter no mínimo 4 sugestões de revisores e deve conter nome completo e e-mail dos mesmo. O não envio deste item pode acarretar em rejeição e arquivamento do artigo submetido.

 

11) Provas definitivas do manuscrito serão enviadas para apreciação pelos autores e devem ser devolvidas dentro de 5 dias a contar do recebimento da prova final. Quaisquer alterações não científicas (nome, instituição etc.) deverão ser informadas dentro do período supracitado. Qualquer inconsistência de informações não informada é de total responsabilidade dos autores. Feitas as devidas correções dentro do prazo estabelecido, o manuscrito deverá ser encaminhado via correio eletrônico para revista.acta@unochapeco.edu.br.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.

 

Declaração de Direitos Autorais.

- O (os) autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico  concedem na cessão de direitos autorais de publicação na revista científica, caso sejam aprovados para publicação.

- O (s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação.

- Os autores não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) na revista.