ICTIOFAUNA DA ÁREA DE INFLUÊNCIA DE CONDOMÍNIO INDUSTRIAL LOCALIZADO EM FRAGMENTO DE MATA ATLÂNTICA, NO LITORAL NORTE DE SANTA CATARINA, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.24021/raac.v19i1.5500Resumo
O uso de peixes como bioindicadores possui grande importância no diagnóstico da integridade biótica de ecossistemas naturais. Os objetivos desse trabalho foram contribuir com o conhecimento da fauna de peixes de um fragmento de Mata Atlântica e avaliar a influência da operação de atividade antrópica sobre os padrões de composição e distribuição da ictiofauna. O estudo foi conduzido na área de influência de uma siderúrgica, em Santa Catarina. As amostragens ocorreram bimestralmente em quatro pontos, entre setembro de 2017 e outubro de 2018. A análise de dados incluiu a caracterização da ictiofauna quanto a constância, origem e ameaça, além de análises de suficiência amostral, variação espaço-temporal e avaliação da influência das variáveis ambientais. Foram registrados 924 indivíduos, pertencentes a 15 espécies, dentre as quais destaca-se Hollandichthys multifasciatus, considerado “Em Perigo” (EN) a nível estadual. Nós observamos um padrão de estruturação longitudinal vinculado a melhora na qualidade de água, com a redução dos níveis de condutividade e aumento do oxigênio no sentido montante-jusante. Demonstramos a importância de remanescentes ciliares de Mata Atlântica, que atuam na melhoria da qualidade de água e influenciam na estruturação da ictiofauna. Ademais, constatamos que as atividades do condomínio industrial avaliado não afetam diretamente a comunidade de peixes.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Acta Ambiental Catarinense
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó.Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.