AVALIAÇÃO DA POTENCIALIDADE DO EMPREGO DO POLÍMERO PET COMO LENTES ELETROMAGNÉTICAS
DOI:
https://doi.org/10.24021/raac.v19i1.5520Palavras-chave:
Aprendizagem Social, Desenvolvimento Sustentável, Bibliometria.Resumo
Este artigo apresenta simulações numéricas como ferramenta, para verificar a viabilidade da utilização do polímero polietileno tereftalato, conhecido como PET, em estruturas periódicas submetidas a campos eletromagnéticos de 10 GHz. Os resultados darão suporte para a utilização destes materiais como lentes eletromagnéticas planas convergentes assim como os metamateriais. Foram analisadas diferentes situações em que uma estrutura periódica de PET é interposta entre uma antena emissora e outra receptora. No final ficará demonstrado que as estruturas periódicas de PET apresentaram melhores resultados em relação a uma estrutura maciça e, até mesmo, em um caso onde não existem nada entre as duas antenas. Foi demonstrado que a estrutura de PET direciona o campo eletromagnético para a antena receptora como faria uma estrutura de metamateriais. A possibilidade da utilização dos materiais PET como lentes eletromagnéticas planas poderá contribuir para um desenvolvimento tecnológico e sustentável, pois permitirá a diminuição de PET no meio ambiente.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Acta Ambiental Catarinense
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó.Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.